Fatos de Girau, Pilar, Estrela, Mar Vermelho, São Luís, Piranhas, Olho d’Água das Flores, Palmeira e outras

10/04/2013 16:05 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira

 

Girau do Ponciano

Prefeito Fabinho completa nesta quinta-feira, 31 anos de idade. Promete festejar com o povo do município, entregando algumas obras realizadas e ao mesmo tempo apresentar um balanço de seus primeiros 100 dias de governo. “Estamos aos poucos superando barreiras e mais barreira de problemas, sobretudo na missão de colocar a administração pública nos trilhos” comentou. O novo gestor  lamenta também, as sucessivas quedas da receita do FPM, que têm prejudicado sensivelmente a seus serviços, principalmente no  que se refere ao atendimento da população  que sofre com o fenômeno da estiagem, tida como a maior dos últimos 60 anos,    

 

Estrela

Numa cerimônia bastante acanhada e sem espeço para os holofotes da imprensa, Arlindo Garrote prefeito de Estrela de Alagoas tomou posse na última semana como presidente do Cigip (Consórcio Intermunicipal para Gestores de Iluminação Pública).

Mar Vermelho

A ex-prefeita Quitéria Berto que não conseguiu se eleger na eleição passada, solicitou seu retorno ao serviço público, onde no município atua com um simples emprego de serviçal na área de Educação. O vício de jogar baralho continua , sobretudo agora  que ganhou mais tempo.

Pilar

Prefeito Carlos Alberto Canuto (que nesta quarta-feira, no TER/AL obteve uma vitória de 5 x 0, sobre mais uma ação movida por seu adversário, Renatinho) esteve  ontem (terça-feira), com o superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, Antônio César de Santana. Foi com alguns empresários solicitar apoio, na busca de uma linha de crédito para a construção do Polo pilarense. “O superintendente se comprometeu em comparecer no próximo dia 19 em nossa cidade, a fim de conhecer pessoalmente a área onde vai ser erguido esse projeto”, disse Canuto, alegando que foi muito receptivo e que o superintendente ficou empolgado com a proposta.

São Luís de Quitunde

Informações dão conta de que o prefeito Eraldo Pedro anda um pouco perdido no comando da administração pública. A  falta de experiência, sobretudo aliada a um grau de postura no direção do município é o que mais falta em sua pessoa. Seu relacionamento com o ex-prefeito Cícero Cavalcante, seu grande aliado durante a eleição passada, anda bastante fragilizado.  

Piranhas

E a ex-prefeita Mellina  Freitas, atual presidenta da  Juventude do PMDB de Alagoas, com que cara está andando, depois  que a Justiça divulgou as falcatruas existentes em seu governo de quatro anos atrás ?  Alagoas clama por justiça!

Olho d’Água das Flores

O ex-prefeito Carlos André, o Nem, ao que parece não anda se bicando bem, com a prefeita eleita, Maria Ester, a quem deu todo seu apoio na eleição passada. Nem foi um dos raros prefeitos alagoanos a ter deixado dinheiro  em caixa, ao passar o comando da prefeitura no dia 31 de dezembro último.

 

Palmeira

O TRE em Alagoas precisa dar uma resposta aos eleitores dos municípios de Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas e Belém que fazem parte da 10ª Zona Eleitoral. Precariamente o órgão vem funcionando numa casa alugada  sem as mínimas condições. O detalhe é que a construção de um novo prédio está abandonada há um longo tempo, cujo local foi doado há quarto anos pela prefeitura; onde funcionava o mercado da carne, em pleno Centro da cidade.  

Palmeira- desperdício

Leitor da coluna denuncia que atualmente a construção se encontra totalmente abandonada nesses últimos dois anos. “A população reclama das autoridades competentes e cobra uma explicação para o desperdício do dinheiro público, uma vez que a estrutura existente no local está se deteriorando a cada dia que passa. Ninguém sabe qual é a construtora que ganhou a licitação e quando as obras serão reiniciadas. Com a palavra o presidente do TRE em Alagoas” reclama o leitor.

Previdência municipal

No Brasil, mais de 2000 municípios já estão com suas Previdências Próprias/RPPS. A  tendência é aumentar, pois, ganham os dois lados: o município faz economia de uma folha de pagamento e o funcionário, que vai comandar sua própria previdência, se aposentará com o valor integral, isto é, sem a aplicação do fator previdenciário, que pelo o INSS, derruba de 30% a 40% do valor, além, claro, de tudo ser resolvido no próprio Instituto do Município. Em Alagoas, por exemplo, Branquinha, Murici e Jaramataia já configuram com  esse tipo de serviço 100%.



Previdência – visão


 

Francisco Porcino, advogado e contador, tem trabalhado muito na implantação de RPPS em Alagoas, como sócio da empresa PORCINO & ACIOLI ADVOGADOS ASSOCIADOS. Ele presta serviços de implantação (novas) e assessoria para as existentes. Ele argumenta que a demanda em Alagoas vem aumentando cada vez mais na busca da criação de RPPS, assim com em  outros estados do Brasil.

 

Campanha

Com o objetivo de firmar parcerias entre instituições e prefeituras, o presidente da AMA Marcelo Beltrão, fez uma visita oficial ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade. Beltrão apresentou ao presidente da FIEA o Projeto “TransportAção do Conhecimento” que tem por objetivo o fortalecimento institucional das prefeituras alagoanas levando formação e conhecimento aos servidores públicos municipais, bem como, oferecendo cultura e lazer para os moradores dos 102 municípios.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..