A maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) iniciou esta sexta-feira, 05, com um número menor de ocupação de leitos. Já a Neonatologia, que presta assistência aos bebês em UTI e UCI, ainda funciona no limite de sua capacidade.  Segundo o registro dos postos de enfermagem desta manhã, dos 60 leitos da maternidade, 13 estão desocupados.

No pré-parto, 2º andar, onde as pacientes aguardam o momento de serem encaminhadas ao Centro Obstétrico, há 12 leitos e 3 estão vagos. No Alojamento Conjunto, que fica no 6º andar e é onde as mães são assistidas junto aos bebês, dos 48 leitos ativos, 10 estão vagos.

Funcionando com 10 leitos, a UTI Neonatal está com nove bebês internados. Já a UCI, que tem capacidade para 19 vagas, está com um leito extra.

O quadro de superlotação foi registrado desde o início da semana, com ocupação total nas enfermarias, pacientes alojadas em macas e poltronas reclináveis. Apesar do aumento na demanda, que ocorreu também nas demais unidades de saúde que atendem gestantes de alto e baixo risco, assistência na maternidade do HUPAA não foi interrompida em nenhum momento.