A eleição de deputado federal em 2014 será mais dificil do que a de deputado estadual, ao contrário do que ocorreu em 2010.

No próximo ano, dos atuais federais nove, apenas o Francisco Tenório já declarou que estará tentando uma vaga na Assembléia Legislativa. Os demais são candidatíssimo à releição,porém o federal Renan Filho é cobiçado para ser candidato à governador pelo PMDB.No entanto, ele trabalha para ser reeleito, onde em 2010 foi a surpresa sendo o mais votado.

Há tantos candidatos novos a deputado federal com envergadura que muita gente hoje com mandato em Brasília corre o risco de não voltar para lá.

Na listagem dos novos candidatos fortíssimos estão: os ex-prefeitos de Arapiraca, Luciano Barbosa e De Coruripe, Marx Beltrão, ambos com possibilidade de ultrapassar a barreira dos 100 mil votos.

0s tucanos irão trazer como novidades: o deputado estadual Inacio Loiola e o secretário municipal de Esportes de Maceió, Pedro Vilela. Também, o empresário Marcelino Alexandre pode ainda este ano trocar de partido indo para o PSDB reforçando ainda a legenda dos tucanos.

O PDT deve apresentar o ex-governador Ronaldo Lessa. E o PT, o estadual Judson Cabral vai tentar a Câmara Federal constituindo num forte candidato e uma pedra no caminho do petista Paulão que vai para à reeleição.

E o estadual Antonio Albuquerque(PT do B) já se encontra em plena campanha para federal é outro que pode complicar a vida da companheira de partido Rosinha da Adefal, que já se prepara para mudar de partido em choque com o presidente do PT do B, Marcos Toledo.

O PP do senador Benedito de Lira, deve apresentar o atual prefeito de Paripueira, Abrahão Moura. Há muito tempo que a região norte de Alagoas não tem um federal.

Ainda pode aparecer outros fortes candidatos.

acesswe>twitter>@Bsoutomaior