Fatos noticiosos que giram pelo interior alagoano...

21/02/2013 16:05 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image

 

Santana do Ipanema


Articulada esta semana pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Defesa Civil Estadual ministrou um curso de capacitação para os coordenadores municipais da seca. O evento que ocorreu (quarta e  quinta-feira) no auditório da prefeitura de Santana do Ipanema reuniu prefeitos, secretários e coordenadores municipais de Defesa Civil. O coordenador do Comitê Estadual da Seca, prefeito de Belo Monte, Avânio Feitosa, disse que a capacitação foi muito importante, principalmente para os coordenadores recém-assumidos, porque estão tomando conhecimento da legislação e vendo na prática quais ações devem ser tomadas no caso específico da seca.


Ostras


Nesta quarta-feira,20, ostreicultores e representantes de instituições ligadas direta ou indiretamente ao cultivo de ostras em Alagoas estiveram reunidos em Maceió, na sede do Sebrae. Foi apresentado para eles um workshop a fim de alinhar estratégias para a cadeia produtiva no estado. O encontro foi uma oportunidade de apresentações, debates e encaminhamentos, que servirão como base para a construção do plano de ação que visa à melhoria e à sustentabilidade da ostreicultura alagoana.


Peixes


Pescadores de Coruripe, São Brás, Traipu e Teotônio Vilela foram beneficiados na quarta-feira desta semana, pelo governo do Estado, com boias sinalizadoras para os módulos do programa Alagoas Mais Peixe. A ação faz parte do processo de conclusão de fornecimento de materiais equipados pelo Programa. Até agora 11 módulos já foram beneficiados. As boias de sinalização servem para demarcar o local onde os cultivos de pisciculturas estão instalados, e assim evitar que embarcações se aproximem dos tanques-rede.


Rio Largo


Por falar em Alagoas Mais Peixe, o Núcleo de Piscicultura da Secretaria da Pesca do Estado, que fica em Rio Largo, vem sofrendo com a estiagem. O açude que abastece a estação para produção dos alevinos aos produtores do estado teve uma baixa do volume d’água de quase oito metros. De acordo com o superintendente de comercialização, Edson Maruta, essa baixa diminui o oxigênio da água causando mortalidade dos peixes. “Para sanar o problema, estamos escavando um canal visando o aumento da área de captação d’água”, revelou.


Garantia Safra

Alagoas já atingiu a meta de 30 mil inscritos no Programa Garantia Safra para o ano agrícola 2012-2013. Com isso, os agricultores precisam apenas pagar uma taxa de R$ 9,50 para fazer a adesão. Em caso de perda da plantação provocada por seca ou chuva, eles recebem um seguro no valor de R$ 760. Por determinação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, as inscrições foram prorrogadas do último dia 17 até a próxima quinta-feira.


Garantia Safra- dica


Para se inscrever, os agricultores devem procurar os escritórios locais e regionais da Emater/Seagri. Todo agricultor que possui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e que esteja na área de atuação do programa pode se inscrever. O programa abrange as regiões; Agreste, Bacia Leiteira, Médio e Alto Sertão e cobre as culturas de feijão, milho, arroz, algodão e mandioca.

Pilar


Clima de revolta nesta quainta-feira,21, na Chã do Pilar. É que a população enfrenta o drama da falta d’Água nas torneiras nesses últimos três dias. São mais de três mil moradores. É que a Eletrobras cortou seu fornecimento de energia na casa das bombas que tocam a água, por conta de acúmulo de débitos do ano passado “As parcelas referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram honradas, portanto, toda à dificuldade enfrentada pela falta de água se deve exclusivamente aos gestores da administração anterior”, disse o atual diretor da Caepil, André Bastos. O débito é de mais de 200 mil e foram parcelados em 18 meses, com prestações de quase 13 mil reais.


Branquinha


A comunidade Zumbi dos Palmares, localizada no município de Branquinha, lançará, na próxima quinta-feira, a primeira Organização de Controle Social do Estado de Alagoas – OCS, modalidade que encaixa os produtores de verduras e frutas na qualidade de produção orgânica. A partir dessa organização, os produtores poderão vender diretamente para os consumidores produtos certificados com o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Vale do Mundaú


A situação da seca vem se alastrando por completo em Alagoas. Cidades que ficam às margens do Rio Mundaú, começam a sentir o drama desse fenômeno, vendo o rio e seus afluentes agonizarem por falta d’água. Agricultores e pecuaristas reclamam em meio ao tempo, forçados até a aumentar os valores de seus produtos no mercado da região. Em Santana do Mundaú, por exemplo, o reservatório de água que abastece a cidade, baixou de forma impressionante, onde agora o alerta dos gestores públicos, enquanto não chegar água do céu, é racionar o máximo possível o produto nas torneiras.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..