Seus Direitos no Carnaval!

14/02/2013 12:27 - Direito do Consumidor
Por Marcelo Madeiro
Image


Amigos, como muitos sabem sou um apaixonado pelo Carnaval e como bom baiano, soteropolitano, nascido no Bairro de Brotas de Salvador/BA, faço minha peregrinação anual a esta festa de celebração.

Sim, carnaval é tempo de celebrar. Para quem não sabe a festa começou no ano 500 A.C., com o intuito de comemorar a safra, a colheita, enfim, as cidades comemoravam comendo bastante e consumindo muito vinho.

Com o advento do cristianismo a Igreja Católica adotou o carnaval como um período de abstinência da carne, comemorada 40 dias antes da quaresma. Só a título de informação a semana santa tem início no domingo anterior à sexta feira da paixão.

Pois bem, com o passar dos anos o carnaval no Brasil foi sendo influenciado por diversas sociedades, como a Italiana que mandou as máscaras e a Francesa que adicionou as fantasias aos nossos festejos.

Atualmente, não podemos esquecer que o Carnaval não é somente uma celebração, é, também, um negócio grandioso que envolve fornecedores e consumidores.

Estima-se que o Carnaval do Rio de Janeiro movimente algo em torno de R$ 1 bilhão de reais e o de Salvador R$ 600 milhões. Não podemos esquecer que tanto as escolas de Samba como os blocos de Carnaval baiano começam a trabalhar com meses de antecedência, no caso dos blocos, diversos, começam a comercializar seus abadas na quarta feira de cinzas.

Nenhuma cidade nasceu para a festa, a festa que foi se tornando uma atração ao longo dos anos, foi assim com Salvador, Rio de Janeiro, Olinda e agora algumas cidades de Minas Gerais como Ouro Preto e Diamantina.

Sempre defendi que as cidades do interior podem se profissionalizar e fazer girar sua economia com alguma festa, porém uma festa no interior não se constrói somente com a contratação de uma banda de renome, mas também com uma estrutura, que nunca deve ser encarada como algo dispensioso e sim como um investimento.

Quando um prefeito contrata algum artista de renome, para a festa na sua cidade estará atraindo diversas pessoas para a sua cidade no momento do show depois elas irão embora, com planejamento a cidade poderá atrair uma população capaz de movimentar a economia local em poucos dias. Basta que se tenha uma programação e estrutura para que o folião procure um local para ficar na cidade e com isso, passe a girar mais e mais a economia local.

Cidades como Campina Grande e Patos na Paraíba não começaram com estrutura, foram fazendo ao longo dos anos.

Com esses investimentos temos um mercado em busca de diversão que somos nós consumidores, por isso o setor publico tem que fazer os investimentos corretos e ainda tema obrigação de fiscalizar se o seu público está sendo devidamente assistido.

O consumidor ao adquirir uma fantasia de algum bloco ou de alguma escola de samba, por exemplo, tem que ter seus direitos garantidos, tais como: horário, segurança, conforto, bares, atendimento médico, enfim de uma estrutura condizente com o que está sendo pago e ofertado.

Não é por conta do carnaval movimentar uma quantidade enorme de pessoas que o consumidor vai ser desrespeitado, jamais, os direitos do consumidor devem ser garantidos a todo momento e cada vez mais ampliados.

Caso tenha ocorrido algum problema com você consumidor, não deixe de exercer seus direitos, qualquer problema deve ser relatado a autoridade policial e em seguida ao próprio Bloco ou Clube, enfim, àquele que deveria cumprir com o contrato, se possível comunique de imediato e anote o protocolo ou o nome da pessoa que o atendeu.

Seu direito a uma indenização moral ou material está por demais resguardado.

Em caso de Dúvida procure o PROCON ou um advogado da sua confiança.

Twitter: @MarceloMadeiro
Facebook: Marcelo Madeiro
E-mail: marcelomadeiro@gmail.com

A música de hoje é dos Filhos de Jorge e foi um sucesso do Carnaval Baiano.

Ziriguidum
Filhos de Jorge
Ziriguiridum, ziriguidum
Ziriguiridum, ziriguidum
Ziriguiridum, ziriguidum
Ziriguiridum, ziriguidum
Rebolou, vem no ziriguidum
Rebolou, vem no ziriguidum
Balançar.
Eu gosto da nega mulata
Eu gosto da nega que samba
O pé faz assim
Maozinha pro ar
Balança o pescoço
Pra lá e pra cá
Ziriguiridum, ziriguidum
Ziriguiridum, ziriguidum
Ziriguiridum, ziriguidum
Ziriguiridum, ziriguidum
http://letras.mus.br/filhos-de-jorge/ziriguidum/
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..