Pelo menos duas pessoas morreram neste sábado após a forte tempestade de neve que atingiu a costa leste dos Estados Unidos. A nevasca ainda provocou o cancelamento de mais de cinco mil voos entre sexta-feira e sábado, além de deixar milhares de residências sem energia.
Em Massachusetts, mais de 160 mil pessoas ficaram sem luz. A usina nuclear de Pilgrim, inclusive, ficou sem força e foi desligada. A falta de energia também atingiu 200 mil pessoas em Rhode Island e 34 mil em Connecticut.
Em Nova York, um homem de cerca de 70 anos perdeu o controle de seu carro em Poughkeepsie e acabou morrendo no acidente. Enquanto em Auburn, New Hampshire, outro homem também morreu ao perder o controle de seu veículo e bater contra uma árvore.
De acordo com meteorologistas, os ventos chegaram de 56 a 64 quilômetros por hora na tarde de sexta-feira. O fenômeno deve se intensificar neste sábado pela noite, em particular nas proximidades de Boston, onde são esperados ao menos 76 centímetros de neve.
Cinco Estados americanos - Nova York, Massachusetts, Connecticut, New Hampshire e Rhode Island - já declararam estado de emergência, reportou o New York Times. Além disso, em Massachusetts, a maioria dos veículos ficou proibida de circular pelas estradas da região, com exceção os de serviços de emergência.
Na cidade de Nova York, o prefeito Michael Bloomberg pediu que as pessoas permaneçam em casa e alertou para se evitar o pânico de desabastecimento de gasolina, porque a oferta é ampla.