A secretária de Educação do Município de Maceió, Ana Dayse Dorea, reuniu-se na quinta-feira (07), com diretores do Sebrae em Alagoas e representantes do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) para iniciar o debate sobre a inclusão de produtos da agricultura familiar na merenda escolar.
A reunião foi fruto de uma provocação da Semed visando atender a legislação vigente, a qual determina que as escolas da rede pública de educação básica devem usar produtos da agricultura familiar nas refeições oferecidas aos alunos.
Segundo a secretária, além de atender a uma determinação legal, o grande objetivo é estimular a produção local e gerar divisas para o próprio município, comprando produtos como legumes, verduras, tubérculos, grãos e outros, dos agricultores familiares alagoanos.
Ainda de acordo com a secretária Ana Dayse, o cardápio para o ano letivo de 2013 já foi definido pela equipe de nutrição e contempla produtos que podem ser comprados diretamente a pequenos produtores rurais da capital ou do interior.
“Vamos priorizar cooperativas, associações e os pequenos produtores da capital ou do Estado, pois isso nos garante uma relação mais próxima com o fornecedor, fomenta a arrecadação municipal e, principalmente, mantém as crianças bem alimentadas”, ressaltou Ana Dayse.
Para o representante da Emater, Antônio Neto, baseado no cardápio de 2013, será realizado um mapeamento dos produtores em Maceió e regiões circunvizinhas, para identificar quais itens da merenda já estão sendo produzidos e atendem as demandas das escolas municipais.
Já para o diretor do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, serão tomadas todas as medidas para orientar e capacitar o produtor rural visando a comercialização, entrega e armazenamento dos produtos que compõem a merenda. “A Secretaria de Educação de Maceió está abrindo uma oportunidade de mercado para os pequenos produtores, além de estimular a economia local”, afirmou Vieira.
Ao final, foi instituído um grupo de trabalho composto pelo corpo técnico da Semed e diretores de escola, Emater e Sebrae, que se reunirá no próximo dia 25 de fevereiro, às 9h, na sede da Semed, para sistematizar o processo de compras de alimentos da agricultura familiar para alimentação na escola.