O Comando de Policiamento da Capital (CPC) apresentou, nesta terça-feira (05), o plano operacional e logístico de policiamento para o Carnaval 2013. Para ofertar segurança aos foliões da capital e de outras cidades de Alagoas diariamente serão disponibilizadas no total 174 viaturas, 18 motocicletas e 10 conjuntos da Rádio Patrulha Motorizada além de 2.626 policiais.

O CPC fará o policiamento em toda a região metropolitana de Maceió, incluindo as cidades de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Rio Largo, Paripueira e Barra de Santo Antônio.

Regiões

As atividades foram distribuídas em cinco regiões de policiamento que atuarão entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Na região I, que compreende a cidade de Maceió, haverá o policiamento em locais onde acontecerão atividades oficiais que estão localizadas no Pontal da Barra, Praça Moleque Namorador com um efetivo de 111 policiais por dia.

Na Região II, que compreende a Zona da Mata I, as cidades de Rio Largo e Messias, o efetivo diário será de 64 policiais. “Apesar do prefeito de Rio Largo não ter enviado nenhum documento informando se vai ter ou não carnaval”, comentou o coronel Gilmar Batinga, que responde pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Na região III, que comporta a Zona da Mata II, onde estão as cidades de Pilar, Satuba e Santa Luzia do Norte, serão disponibilizados diariamente 67 policiais. Na IV região, que fica na Zona Norte, onde se situam as cidades de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel terá um quantitativo diário de 180 policiais. “A prefeitura da cidade de Coqueiro Seco informou que não haverá carnaval patrocinado pelo município. Mesmo assim já avisamos ao Ministério Público, que se houverem muitos blocos particulares a polícia não poderá garantir a segurança de rodos uma vez que não fomos avisados com antecedência”, reforçou Batinga.

A Zona Sul, onde está situada a região V, as cidades de Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, contarão com 180 policiais por dia para garantir a segurança dos foliões. Batinga reforçou ainda que mesmo durante o período de carnaval, os serviço ordinário do CPC acontecerá normalmente com aproximadamente 116 viaturas da PM e 18 motocicletas, compreendendo um total de 369 policiais militares.

Além do efetivo motorizado e a pé, a polícia também conta para reforçar a segurança no carnaval de 2013 com dois helicópteros, um do Bope e outro da Secretaria de Estado da Defesa Social. As aeronaves farão o monitoramento diário e noturno, na capital e também nas cidades do interior.

"É sempre um grabnde desafio trabalhar no carnaval quando as pessoas estão envolvidas com bebida, música e no meio da multidão. Porém é o comportamento de cada um que faz o momento, não importa se há muitos ou poucos policias", disse o coronel Dimas Cavalcante.