A primeira usina brasileira de etanol 2G das Américas e a segunda no mundo, começou a ser construída neste mês de janeiro em São Miguel dos Campos.

Com investimentos de R$ 300 milhões e capacidade para produzir 82 milhões de litros de etanol por ano, a indústria, que vai gerar mais de mil empregos diretos e outros milhares indiretos, deve entrar em operação até o mês de dezembro de 2013.

Na última semana o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente e o vice-prefeito, Pedoca, visitaram o canteiro de obras da indústria, que está localizado por trás a Usina Caeté, na fazenda São João, zona rural da cidade. “É um momento impar para nosso município, que há anos não via uma empresa se instalar por aqui”, comentou George.

De acordo com funcionários da empresa responsável pela construção da GraalBrio, as obras vão gerar mais de 500 empregos, “neste primeiro momento vamos absorve de 500 a 600 pessoas nas obras de construção”, esclareceu um funcionário.

Um laboratório avançado, onde estão sendo analisadas amostras do bagaço da cana que será transformado em etanol, está em fase final de construção as margens da AL-220, entre os municípios de Barra de São Miguel e Roteiro.

Segundo os responsáveis pela construção, a mão-de-obra empregada será priorizada para moradores de São Miguel dos Campos.

Inicialmente a empresa precisa de pessoas com experiência na área de construção civil, pedreiros, ajudantes. Os interessados devem procurar o canteiro de obras e apresentar currículo e documentos.