A caravana da Carpil depois de viajar mais de quatro mil quilômetros chegou ao seu destino final em Cascavel no Paraná na madrugada deste domingo para participar do 25° edição do Show Rural Coopavel 2013.
Comandada pelo Secretário de Agricultura de Palmeira dos Índios e também presidente da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios, Luciano Monteiro, acompanhado de uma caravana de produtores e produtoras rurais, técnicos, líderes de associações, cooperativas e de sindicatos rurais, além de vereadores, produtores beneficiários do crédito fundiário e agricultores.
Dentre os componentes da delegação estão os vereadores Gilberto Vitório e Sérgio Passarinho que em seu primeiro mandato acompanham a caravana.
“É de grande importância participar deste evento como um dos representantes de Palmeira, este show é a renovação da tecnologia e isso é muito bom para o município; jamais deixarei de participar do evento e levarei melhoria para o povo palmeirense através do conhecimento que aqui adquirir” explica Sérgio.
Ainda o vereador Gilberto Vitório explanou sobre a importância de participar da maior feira tecnológica agrícola do país. “Estou encantado com o que estou vendo, a disposição do Luciano Monteiro é muito grande; isso só vem a mostrar que a tecnologia do sul do país pode ser aplicada em Palmeira e no nordeste” ressalta.
A caravana participou da missa de abertura do Show Rural Coopavel 25 anos celebrada pelo Arcebispo Dom Mauro e pelo Arcebispo Emérito de Cascavel Dom Lúcio Baumgaertner no Parque Tecnológico Coopavel na manhã deste domingo. Em seguida a delegação foi recepcionada por técnicos da empresa e pelo senador Alvaro Dias, incluindo também o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Luciano Monteiro na oportunidade enfatizou sobre a efetivação das ações que resultam em novas tecnologias sendo levadas para o nordeste. “No sul a participação política é muito grande, o cooperativismo é integrado; espero que essas pessoas tenham sabedoria para captar e transferir o conhecimento para as comunidades, esse é o motivo da intercooperação Carpil/Coopavel que dura 16 anos, a única no mundo com esse tempo de parceria; hoje Palmeira é a terceira no país em recuperação de nascentes, que teve o apoio do prefeito James” salienta.
Para o técnico da Carpil Jackson Santos, representante do crédito fundiário de Pão de Açucar e região, essa viagem trará conhecimentos que serão utilizados para melhoria da qualidade dos beneficiários do crédito (PNCF) do território do médio sertão e região. Ainda ressalta que sem o apoio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto de Interamericano de Cooperação Agrícola dificilmente seria viabilizado a participação dos beneficiários.
O termo de intercooperação entre Carpil e Coopavel será assinado nesta segunda na presença mais aguardada que é a da presidenta Dilma Roussef que participa da abertura do show rural.










