Uma operação do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), com o apoio da Força Nacional e Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (1º), tem como objetivo combater os tráficos de drogas e armas e o comércio ilegal de veículos, no Sertão de Alagoas. Onze mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital e culminaram com a prisão de cinco pessoas em flagrante delito.

A ação do Ministério Público Estadual (MPE) acontece na cidade de São José da Tapera e é coordenada pelo promotor de Justiça, Luiz Tenório de Oliveira. Dentre os presos está um homem foragido do estado do Espírito Santo.

Os nomes dos presos foram divulgados pelo órgão. Geová Barão de Lima foi detido com três espingardas. Já na casa de Giseldo Alves Feitosa foram encontradas munições deflagradas, R$ 1.486, cinco relógios e onze explosivos.

Klecio José da Silva foi preso com três espingardas, 33 gramas de maconha, R$ 289 e embalagens para envolver drogas. Na casa dele, a polícia apreendeu ainda duas motos e um Fiat Strada. Segundo as investigações, os três veículos são de 'estouro', foram financiados e somente uma parcela estaria paga. O objetivo do grupo era utilizar os veículos para o crime.

Outros dois presos são Josimar da Silva Barros, que foi encontrado portando uma espingarda, um punhal das Forças Armadas e uma moto de 'estouro'; e Marcelo Pereira Góes, preso em flagrante com uma moto com chassis adulterado.

Ainda de acordo com o MP, dois mandados ainda estão sendo cumpridos na zona rural da cidade. Um deles, numa propriedade rural que usada para dar cobertura a bandidos do Primeiro Comando da Capital (PCC). A quadrilha guarda drogas e produtos roubados, além de praticar execuções. 

Todos os presos e o material apreendido foram encaminhados até a 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) em Santana do Ipanema, onde deverá ser feito o flagrante e providenciado a confecções dos Boletins de Ocorrências.