Os taxistas de Alagoas passaram a ser monitorados online pela Polícia Militar, por meio do programa Táxi Cidadão. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) aconteceu nesta quinta-feira (31), na sede da Associação dos Taxistas de Alagoas. O evento contou com a presença do governador Teotonio Vilela e do secretário da Defesa Social, Dário Cesar.
O programa implantado tem o objetivo de dar mais segurança aos profissionais e aos passageiros e diminuir os casos de violência sofridos pelos taxistas. Eles serão totalmente monitorados pelo Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) e, em caso de assalto ou situação suspeita, uma guarnição policial fará a abordagem ao veículo.
O governador Teotonio Vilela recebeu explicações sobre o sistema de videomonitoramento e disse que o Estado está ocupado em favorecer a segurança da população. “Nossos esforços são para fazermos uma Alagoas de paz. O Plano Brasil Mais Seguro continua firme e agora estamos mais unidos aos taxistas para dar mais segurança a eles, aos passageiros e às famílias”, frisou.
Em Alagoas, pelo menos cinco mil taxistas estão cadastrados no sindicato. Neste primeiro momento da implantação dos chips, 10 motoristas aderiram ao programa de monitoramento. Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas, Ubiraci Correia, não é necessário ser sindicalizado para adquirir o kit de proteção.
“Temos um projeto de segurança que vai fazer diminuir o índice de mortes de taxistas. Aquele profissional que não tem o sistema de rádio-comunicação, pode aderir ao programa Táxi Cidadão que também está acessível para aqueles que contam com o suporte anterior”, explicou Correia.
Alagoas é o segundo Estado a implantar o videomonitoramento de táxis. Em Pernambuco, os profissionais estão há quatro meses sendo monitorados pela polícia.
O taxista Misael Francelino foi o primeiro em Alagoas a testar o modelo de segurança. Ele conta que se espantou com a precisão do sistema. “Eu sabia do teste, mas ainda não sabia como funcionava. De repente meu carro foi parando e eu pensava que ele estava com defeito. Uma guarnição da Polícia Militar, que também não estava informada do teste, foi acionada pelo Ciods e chegou menos de três minutos depois que meu carro parou. Pensei: o negócio funciona”, relatou Francelino.
O secretário Dário Cesar acompanhou os testes e ficou satisfeito com o resultado. “Esse monitoramento é uma segurança que todos precisam. Os taxistas estão recebendo mais proteção e também irão nos ajudar porque estão nas ruas, a qualquer hora, vendo o que está acontecendo. A partir de agora, a polícia acompanha em tempo real todo o trajeto que eles fazem e se preciso, vão agir em favor deles”, destacou o secretário.
O próximo passo, segundo Dário Cesar, é convencer os empresários de ônibus a aderir ao videomonitoramento.
Investimentos
Durante o evento, Dário Cesar anunciou que a Polícia Militar de Alagoas receberá 30 novas viaturas. Os carros devem ser entregues antes do Carnaval. Ainda focando na segurança, o secretário afirmou que o videomonitoramento da cidade de Maceió está em fase de conclusão e que, até o final deste ano, toda a planta de rádio comunicação será digital.Segundo Dário Cesar, são 29 milhões de investimento na segurança dos alagoanos.