Desde 2009, a ferramenta Push, disponibilizada na área de serviços do site do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), permite que advogados, defensores públicos e interessados possam acompanhar todas as movimentações processuais através de e-mail cadastrado em formulário online. O recurso faz parte dos serviços disponibilizados pelo Portal E-SAJ.
Com o processo de virtualização do Poder Judiciário alagoano, o serviço foi criado para aumentar a transparência dos trâmites judiciais. Com a ferramenta, as partes interessadas não precisam se deslocar até as unidades judiciárias onde tramitam seus processos ou pesquisar no site processo por processo para obter novas informações.
O advogado Digerson Vieira Rocha Júnior, de 26 anos, conta que possui mais de 80 processos cadastrados no sistema e que desde o início de sua carreira utiliza a ferramenta. “Se não fosse pelo Push, eu teria que viver no escritório conferindo as movimentações de cada processo em que atuo”.
O serviço ofertado pelo Push é de caráter meramente informativo, tendo como objetivo auxiliar os advogados e defensores. Outra vantagem desta ferramenta é que as partes envolvidas em um processo também podem se cadastrar para tomar ciência das atualizações processuais.
Saiba como realizar o cadastro para receber informações
Para usufruir do serviço, os interessados devem realizar seus cadastros através da página do serviço Push, preenchendo dados pessoais e informando o número do processo sobre o qual se deseja obter informações.