A Embaixadora da Paz e membro da Rede Unipaz e Universidade da Paz, Dulce Magalhães, reuniu-se com o secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, para iniciar a mobilização para o IV Festival Mundial da Paz, que, a convite do governador Teotonio Vilela, será realizado em Maceió. A reunião aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (29), na Sepaz.

A proposta para Alagoas sediar o FestPaz, como é conhecido, aconteceu durante a edição de 2012, em setembro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O governador Teotonio Vilela foi convidado para abrir oficialmente o evento, falando sobre a experiência inovadora de Alagoas de tratar cultura de paz como política pública, por meio da criação da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), em 2009.

Em Maceió, Dulce Magalhães veio conhecer a Sepaz e explicar a estrutura do FestPaz, cujos objetivos são reunir experiências e atores de várias partes do planeta. “É uma forma diferente de agir e de se organizar, mas que representa bem a nossa proposta. Afinal, só nos tornamos bons naquilo que praticamos, então temos que praticar bastante a paz, a cooperação, o respeito ao ambiente em que estamos”, explicou.

Bastante motivado com a ideia do festival, o secretário Jardel Aderico repassou a mensagem do Governo a Dulce. “Alagoas não quer apenas trazer o evento para cá. Nós queremos trazer experiências, proporcionar o diálogo, a troca de conhecimentos, o que estão fazendo País afora em mediação de conflitos, em cultura de paz nas escolas, nas comunidades. Essa é a vontade nossa, enquanto Secretaria da Paz, e do governador Teotonio Vilela”.

Dulce Magalhães recebeu o título de Embaixadora da Paz em 2010, pelo Senado argentino, como parte dos eventos da Década Internacional pela Cultura de Paz, da Unesco. Ela integra a Rede UniPaz – Universidade da Paz, uma rede internacional de pensadores voltados para a discussão e difusão da cultura da paz. Também faz parte do comitê de 80 lideranças da paz coordenado pelo ex-presidente americano Bill Clinton para elaboração de um programa global de cultura de paz.

Agenda de trabalho

Uma agenda de trabalho foi definida a partir deste encontro para desenvolvimento do cronograma de ações, com reunião realizada na manhã desta quarta-feira (30) e outra agendada para a próxima segunda-feira (4), com os demais membros da Rede UniPaz, por videoconferência, onde serão definidos os próximos passos para a realização do Festival da Paz em Alagoas.

Também estiveram presentes à reunião o superintendente de Promoção de Cultura de Paz da Sepaz, Adalberon Sá Júnior, a diretora executiva da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Daniele Maciel, e Harue Ciarlini, da ONG Extrelar. Estas duas últimas organizações também participarão do FestPaz em Maceió.
Ações