Após reclamações constantes sobre a precariedade do abastecimento de água e das constantes quedas no fornecimento de energia em Arapiraca, o promotor de Justiça Saulo Fernandes decidiu instaurar um inquérito civil para apurar o caso. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30).
Segundo a publicação, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Eletrobrás terão um prazo de 10 dias para prestarem esclarecimentos. Entre as reclamações dos consumidores está o fato de que algumas residências recebem a conta todos os meses e continuam sem água nas torneiras.
A Casal terá que apresentar no relatório a situação do abastecimento em Arapiraca e Craíbas, além de um relatório de ocorrências diárias sistematizado referentes ao bombeamento e abastecimento das cidades servidas pelas adutoras do agreste.
A Companhia também terá que dar explicações a respeito da forma que é realizado o rodízio de fornecimento de água em Arapiraca e Craíbas, demonstrando qual a programação de recebimento de água em tabela dos meses de setembro a dezembro de 2011, janeiro a dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
Quanto ad reclamações sobre o serviço prestado pela Eletrobrás na cidade, o promotor determinou que a empresa apresente através de um relatório o número de interrupções programadas com aviso prévio, durante o ano de 2011 e 2012 e das interrupões de urgência e em situação de emergência, durante os anos de 2011 e 2012.
No DO, o promotor considerou também que consumidores foram prejudicados e tiveram eletrodomésticos queimados com as constantes quedas de energia na cidade.
A Eletrobrás devera´também apresentar documentos que demonstrem o montante aplicados em investimentos para construção e manutenção do serviço na região.
Na próxima sexta-feira (01) irá acontecer uma reunião com representantes da Casal e Eletrobrás na sede do Ministério Público em Arapiraca onde serão apresentados os relatórios técnicos de capacitação e abastecimento realizados durante os últimos 12 meses no município.