Recentemente o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS/AL) Cabo PM José Soares se reuniu com o Major PM Xavier – que é subcomandante da Rádio Patrulha – para conversar sobre um documento que foi enviado ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) através do deputado estadual Jeferson Morais (DEM) e pedir apoio junto à entidade para que o Projeto “Função Militar Motorizada” passe a ser lei.

O Projeto de Lei que acrescenta o inciso IX ao Art. 15 da Lei nº 6.456 de 20 de janeiro de 2004 (Lei de Subsídio da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas) tem a finalidade de instituir a função militar motorizada nas corporações militares de Alagoas. Ele é inerente aos militares que exercerem a função de motorista no âmbito da Corporação Policial Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, nas seguintes modalidades: patrulhamento motorizado operacional, em motocicletas. Em embarcações, condução de veículos de grande porte, condução de veículos especiais e segurança de dignatários.

No inciso 1º do projeto, busca-se a gratificação dos soldados, cabos e sargentos no percentual de 20%, 15% e 10%, respectivamente, do subsídio bruto da graduação os militares alcançados pelo inciso anterior e que estejam em atividade fim da PMAL e CBMAL, nos termos do art. 6º inciso I da Lei nº 5.346, de 26 de maio de 1992.

O Cabo PM José Soares apoia o projeto e disse que é o momento de todas as entidades unirem forças em favor da aprovação desse projeto. “Precisamos unir forças para conseguir a aprovação desse projeto junto aos outros deputados. O deputado estadual Jeferson Morais já encaminhou o documento ao governador. Agora é o momento de buscarmos mais apoios”.