Os monitores da Educação Estadual, receberam, nesta terça-feira (29), duas folhas de pagamento referentes ao rateio dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A previsão é que, até o dia 1º de fevereiro, seja pago o equivalente a uma folha de pagamento mais 32% (aproximadamente uma folha e meia) tanto para professores efetivos, quanto para os monitores da rede.
O valor do repasse para os monitores contratados em novembro tem como base referencial a folha do 13º salário de 2012. Somando-se o que foi pago em dezembro do ano passado e o que será repassado nos próximos dias, foram alocados cerca de R$ 60 milhões em recursos do Fundeb para o pagamento do rateio.
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, destacou que o Estado está cumprindo um compromisso assumido com os educadores e lembrou que será realizado concurso público para contratação de professores efetivos ainda no primeiro semestre de 2013.
“Estamos cumprindo a promessa feita aos monitores que atuam na rede estadual. Nosso objetivo é realizar concurso público ainda no primeiro semestre deste ano com o objetivo de proporcionar melhorias na qualidade de ensino de nossa rede. O pagamento dos R$ 60 milhões do rateio é uma mostra da preocupação da nossa gestão com a melhoria dos salários dos profissionais da educação que não tiveram ainda a implantação do PCCS, mas continuo empenhado em realizar essa conquista. Os nossos professores e profissionais da educação são os principais responsáveis pela melhoria da educação no estado e continuarei na busca para oferecer as melhores condições, como estamos fazendo nos projetos de modernização, reformas e construção de novas escolas da rede estadual de ensino. O ano de 2013 será um ano de grandes conquistas na educação de Alagoas. Contamos com o apoio do governador Teotonio Vilela Filho para mudar os baixos índices da educação do estado e tenho certeza de que, com o apoio dos profissionais da educação, conseguiremos superar as nossas dificuldades. Os nossos alunos merecem uma educação de qualidade e estamos investindo para possibilitar a conquista de nossa principal meta, oferecer um ensino de qualidade”, declarou o secretário.