A diretoria da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas recebeu, nesta segunda-feira (28), a secretária municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió, Solange Jurema, para analisar uma possível parceria para o fortalecimento das feiras livres da capital alagoana.

As futuras ações para o setor terão como banco de dados e base de trabalho as informações encontradas no livro As Feiras Livres de Maceió – Perfil Socioeconômico, lançado no ano passado pela instituição financeira.

Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a intenção é unir forças dos diversos setores, público – estadual e municipal –, privado e da sociedade, para levar melhorias às feiras livres. “O diagnóstico que resultou na publicação do livro nos mostrou diversos tipos de gargalos em todas as feiras de Maceió. A partir disso, buscaremos possíveis ações que nos levem a soluções cabíveis e viáveis para todos os envolvidos”, declarou.

Para a secretária Solange Jurema, o inicio da gestão do prefeito Rui Palmeira é o momento propício para conhecer os projetos existentes e, a partir disto, formar novas parcerias entre diversos órgãos públicos, como é o caso da Desenvolve e da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária. “Estamos buscando entender a problemática para avaliar as proporções da atual situação e encontrar soluções conjuntas para melhorar as condições de vida dos trabalhadores dessas feiras”, enfatizou.

Fortalecimento

Além das novas parcerias institucionais, a Desenvolve vem trabalhando para fortalecer o setor das feiras livres por meio da união de forças com os feirantes dos diversos bairros. Os primeiros foram os comerciantes do conjunto Graciliano Ramos, que, no final do ano passado, começaram as atividades para formalização de uma associação.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, a maior força que os comerciantes podem ter é a união e é para isso que a Desenvolve vem apoiando o setor na formalização de uma instituição representativa. “Vamos juntar as forças destes feirantes em prol do desenvolvimento comum. Este é o principal objetivo da Desenvolve, transformar a união em desenvolvimento sustentável”, disse.