Nenhuma das casas de shows de Alagoas possui certificado contra incêndios e acidentes, segundo informou o Corpo de Bombeiros durante reunião com representantes do Ministério Público, na manhã desta segunda-feira (28). Prefeitura e Bombeiros irão realizar uma vistoria em todos os estabelecimentos em Maceió.
A reunião já estava agendada para acontecer em fevereiro, mas por conta da tragédia ocorrida na boate Kiss em Santa Maria (RS), neste final de semana, a discussão foi antecipada. Nesta manhã, equipes da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) deram início a uma fiscalização em todas as boates e casas de shows de Maceió. Os técnicos irão apurar se os estabelecimentos possuem autorização para estar em funcionamento.
De acordo com Neander Lira, superintendente da SMCCU, todos os estabelecimentos devem possuir alvará de funcionamento. O documento é emitido após o Corpo de Bombeiros, SMCCU e Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) certificarem que o local possui projeto contra incêndio, saídas de emergência, equipamentos inibidores de incêndio, além de estarem respeitando as normas de edificações e urbanismo bem como as normas de trânsito e poluição sonora.
Durante a reunião, a tenente Viviane Suzuki, do Corpo de Bombeiros, disse que apenas a boate Le Hotel possui certificado de funcionamento, mas o documento está vencido. “Iremos agora fazer o levantamento de todas as boates e casas de show da cidade, comunicar ao Corpo de Bombeiros a situação e aquelas que estiverem fora do padrão, serão notificadas e interditadas”, disse Neander Lira.
Segundo o procurador-geral substituto Antógenes Lira, a determinação do MP será de interditar todas as casas que estiverem em situação irregular. “É melhor que o empresário perca dinheiro agora do que mais tarde tenha preocupações maiores com a perca de vidas de pessoas, a exemplo do que aconteceu neste final de semana no Rio Grande do Sul”, declarou.
A reunião contou ainda com a presença de representantes dos núcleos de Direitos Humanos, infância e juventude e de direi tos do consumidor do Ministério Público, além do Corpo de Bombeiros e o superintendente da (SMCCU).
O Ministério Público também vai realizar também um levantamento da situação das casas de show outros 35 municípios no interior do estado.