O domingo foi de muita frustração para turistas que pretendiam conhecer as piscinas naturais no município de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. O passeio acabou sendo interrompido após um grupo de pescadores realizarem um protesto no mar impedindo o acesso às famosas galés de Alagoas.
A insatisfação dos pescadores ocorreu após uma notificação recebida pela Capitania dos Portos de Alagoas para a regularização da documentação daqueles que trabalham realizando passeios de turistas para as piscinas naturais. O objetivo é que todos os barcos de pesca estejam aptos a navegar com turistas sem oferecer riscos e atendendo todas as medidas de segurança necessárias.
Segundo informações apuradas pelo CadaMinuto, pelo menos 1.200 turistas, em diversos ônibus, foram a Maragogi neste domingo para curtir as belezas naturais e desfrutar do famoso passeio às Gales de Maragogi, Taócas e Piscinas naturais de Barra Grande, mas acabaram surpreendidos com o protesto.
Para evitar problemas, as empresas de turismo tiveram que devolver o dinheiro aos visitantes, além de muitos restaurantes ter oferecido alimentação gratuita aos turistas que seguiram de Maceió para conhecer a localidade.
O problema foi solucionado pelo vice-prefeito do município ainda na noite de ontem. Os pescadores apresentaram uma cópia do RP, documento imprescindível para autorização da navegação com turistas, mas foram orientados de que apenas com a original poderiam continuar com os trabalhos. Eles precisam ainda da assinatura de um engenheiro naval para a liberação dos barcos.
Os pescadores entraram em acordo com a prefeitura e liberaram nesta segunda-feira (28) o acesso às piscinas. No entanto, caso a questão não seja solucionada até a quarta-feira, o grupo promete, novamente, interromper os passeios.
Até o fechamento dessa matéria, a reportagem do CadaMinuto tentou entrar em contato com a secretária de meio ambiente do município, mas não obteve êxito.