Representantes de sete secretarias estaduais estiveram reunidos, nesta quinta-feira (24), com integrantes do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional da Juventude para discutir a finalização do projeto “Preparando uma Juventude Mais Segura”. O encontro ocorreu no gabinete da secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born.
O projeto reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de risco. Entre as ações preventivas, estão a construção da cidadania, da promoção da cultura da paz e criação de oportunidades de inclusão social em territórios que concentram altos índices de homicídio. A proposta do projeto é trabalhar com 1.650 jovens em estado de vulnerabilidade das cidades de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares e Marechal Deodoro.
As ações do projeto são direcionadas à juventude, com especial atenção aos jovens negros de 15 a 29 anos do sexo masculino. Na primeira fase de desenvolvimento do projeto serão fomentadas ações voltadas à seleção e identificação do público alvo, em sua maioria com baixa escolaridade, moradores dos bairros mais afetados pela violência.
Independentemente da raça, terão prioridade os jovens em situação de exposição à violência, como aqueles que se encontram ameaçados de morte, em situação de violência doméstica, em situação de rua, cumprindo medidas socioeducativas, egressos do sistema penitenciário e usuários de crack e outras drogas. Desse modo, o projeto, somado às outras ações implementadas pelo Governo Federal e pelo Estado de Alagoas, deverá oferecer um pacote de políticas sociais para o enfrentamento à violência.
O projeto “Preparando uma Juventude Mais Segura” é um esforço do Governo de Alagoas para enfrentar a violência, somando esforços com a família, comunidade, sociedade civil e com um conjunto de instituições do Estado, entre elas a Secretarias da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, da Defesa Social, da Articulação Social, da Promoção da Paz, da Assistência e Desenvolvimento Social, da Educação, e a do Trabalho e Renda.
Presente na reunião, a coordenadora geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública do Ministério da Justiça, Beatriz Cruz, ficou satisfeita com o esforço do Governo do Estado em desenvolver um projeto de prevenção à violência com foco na juventude.
A secretária Katia Born explicou que o Ministério da Justiça propôs para que as secretarias elaborassem um projeto de prevenção a violência. “Fizemos uma reunião no final de dezembro com a presença de representantes dos quatro municípios para conceituar o projeto e direcioná-lo aos jovens em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema prisional”, assinalou.
O representante da Secretaria Nacional da Juventude, Neri da Costa, destacou a importância do projeto para a promoção da cidadania, a fim de que a redução das vulnerabilidades sociais obtenham sucessos. “Várias ações que estão aqui postas sintonizam com o Plano Juventude Viva, que quer trabalhar a questão da violência contra a nossa juventude, sobretudo a negra que mora em territórios vulneráveis”, expôs.
Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro serão realizadas mais três reuniões no Hotel Matzubara, para a realização de oficina de trabalho para o fechamento do projeto.