A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) iniciou a primeira etapa do Projeto Escolas Conectadas nas unidades do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).

Inicialmente, a ação garantirá o acesso gratuito à internet banda larga sem fio nas onze escolas do complexo educacional para depois ser estendida às demais escolas e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da capital e do interior do Estado.

Nesta segunda-feira (22), técnicos responsáveis iniciaram a instalação física do equipamento em prédios do Cepa. Conforme o coordenador de Tecnologia de Informação (TI) da SEE, Jaques Paulino dos Santos Júnior, no período de 25 de janeiro a 27 de fevereiro serão realizadas três etapas que incluem a instalação física do equipamento, a configuração dos computadores e a liberação do sinal da internet para todas as unidades do Cepa e para a comunidade próxima. “A partir do funcionamento do programa de informatização no Cepa, corrigiremos os eventuais problemas para as futuras instalações nas demais escolas da capital e do interior”, afirma.

A previsão da SEE é de que a expansão do Projeto Escolas Conectadas ocorra a partir do mês de março com o início das instalações da rede sem fio nas escolas estaduais de Maceió e Arapiraca. “A Secretaria de Educação realizou o levantamento de todas as escolas estaduais da capital e do interior para a análise de possíveis problemas de instalação da rede sem fio. A previsão é de que a partir de abril, todas as 382 unidades escolares e coordenadorias de ensino estejam incluídas no programa”, explica Jaques Paulino.

Investimento

A implantação do projeto será feita pela empresa Vectra Consultoria, que ganhou a licitação para implantar o sistema por R$ 9,8 milhões, incluindo os equipamentos que serão usados na internet sem fio e na central de monitoramento da rede. O investimento total para colocar o sistema em funcionamento, incluindo também contrato de cooperação técnica entre o Itec e a operadora Oi, para a utilização da internet banda larga, está estimado em R$ 20 milhões.