Mais um super giro informativo de final de semana pelo interior alagoano

18/01/2013 14:24 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image

 

Cigip


O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública, que do gênero tem sido um órgão de referência no Brasil, está mais uma vez presente na Feira dos Municípios, expondo seus trabalhos e ações que tem desenvolvido em mais de 50% dos municípios alagoanos consorciados. Nesta sexta-feira, seu presidente, Marcelo Lima, ex-prefeito de Quebrangulo, fez o lançamento de mais uma revista periódica do Consórcio. Na próxima segunda-feira, o órgão realiza sua eleição, cujo prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote é o único candidato inscrito; ou melhor, já é tido como o futuro presidente.


Capela


Neste sábado a comunidade religiosa de Capela começa a comemorar a Festa de São Sebastião. À noite, no Mercado Público tem show musical com as bandas Danados do Forró e Sigma 4, além de um DJ. No domingo, data oficial do evento, haverá a tradicional Cavalhada e a grande procissão pelas principais ruas da cidade. “Mesmo com dificuldades financeiras, fomos buscar parceiros, a fim manter essa tradição religiosa em nossa cidade, evento que há anos é celebrado pela população capelense”, revelou o prefeito Eustaquinho Moreira.


Girau do Ponciano


Prefeito Fabinho Aurélio enfrenta dificuldades para arrumar a casa. Para tanto, montou toda sua equipe de secretários, respaldada na qualificação técnica de cada gestor que irá comandar sua devida pasta. Na segunda semana de seu trabalho, a primeira medida do novo prefeito foi o de fazer o recadastramento de todo o servidor público, já que seu antecessor não deixou pista alguma do arquivo contendo esse material. “Temos mais de 1.200 servidores, e ao final do recadastramento mais de 200 não compareceram” relata o prefeito, que briga agora para concretizar a anulação de um concurso público, feito a véspera da eleição e que aprovou muita gente suspeita. Foram 397 aprovados.


Girau do Ponciano- bolsa


No município, o Programa do Bolsa Família, segundo o prefeito Fabinho, também vai entrar no sistema de recadastramento. “São pouco mais de seis mil famílias beneficiadas; só que tem gente nesse meio que não pode receber; é o caso de pessoas quem têm emprego público no município, conforme já descobrimos”, disse o prefeito, que por incrível que pareça, até agora não tem uma sala oficial para despachar, sobretudo pelo estado de abandono que recebeu os órgãos públicos da cidade.


Palmeira / Quebrangulo- 01


Este mês, fiscais da Casal depararam com uma cena muito comum em trechos em que a companhia passa com tubulação de água. O fato foi registrado entre Quebrangulo e Palmeira. É que alguns agricultores estavam usando indevidamente a água, ou melhor, roubando o produto por meio de perfurações na tubulação que conduz o líquido da barragem da Carangueja para toda grande Palmeira dos Índios.


Palmeira / Quebrangulo- 02


O trabalho mobilizou uma equipe técnica da companhia, que detectou a depredação da adutora, com oito furos que serviam para irrigação de plantio de frutas na localidade, ocasionando um desperdício de grande proporção. Após a descoberta dos desvios de água, funcionários da Casal obstruíram os furos com solda e retiraram abraçadeiras que conectavam tubos.


Quebrangulo


Tida como uma das mais badaladas cidades do Vale do Paraíba, em se tratando de cultura popular; terra natal de Graciliano Ramos e dos famosos forrozeiros Mano Walter e Geraldo Cardoso, Quebrangulo pela primeira vez não marcou presença na Feira dos Municípios; evento que entrou para a sua sétima edição é que está ocorrendo desde quinta-feira no Centro de Convenções de Maceió. “Isso é um absurdo” disse revoltado o ex-prefeito Marcelo Lima.


Campo Alegre

O serviço de Saúde do município vem ganhando outra vida nesses primeiros dias do ano. A prefeita Pauline Pereira não mediu esforços para chegar junto ao governo do estado, a fim de buscar parceria. Já reabriu o laboratório médico e nesta sexta-feira, inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá estavam o governador Téo Vilela, secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo entre outras autoridades.

Campo Alegre- alvo

A UBS, construída com recursos do Tesouro Estadual, visa melhorar o atendimento prestado à população assistida pelo Programa Saúde da Família (PSF) nos povoados de Aldeia, Belo Horizonte e Benedito de Lira. A unidade faz parte do programa Alagoas Tem Pressa e conta com salas de vacinação, nebulização e procedimentos, além de farmácia, escovódromo e consultórios médico e odontológico.

Barra de São Miguel


Nosso leitor Miguel Ângelo, o homem que apresenta as cerimonias da prefeitura da Barra, destaca o vereador reeleito Severino do Gás, como um parlamentar afinado para desenvolver importantes projetos estruturantes para o município. “A reeleição de Severino foi garantida, como fruto de sua atuação nas questões políticas da Barra, sobretudo na execução de projetos sociais”, disse Miguel.


Maribondo


Com tamanha felicidade pelo desempenho do filho, Pedro Braz Lucena Neto, que obteve a 4ª colocação no exame do Sisu, para a área de Medicina da Ufal, o vereador por Maribondo, Severino Lucena mandou a ter publicar outdoor em Maceió com foto e tudo mais do garoto de apenas 17 anos. “São os bons sinais da vinda do ano 2013 para toda a nossa família”, disse orgulhoso o parlamentar.


Prioridade


Os municípios alagoanos da região semiárida que aderiram ao Programa Garantia Safra terão prioridade para receber sementes, de acordo com o Edital 004/2012, publicado no site da Secretaria de Estado da Agricultura desde dezembro passado. Segundo o edital, as entidades representativas dos agricultores, como associações, federações, cooperativas e sindicatos, bem como as prefeituras, têm até o dia 1˚ de fevereiro para se cadastrar e solicitar as sementes.


Prioridade – quadro


“Serão distribuídas sementes de feijão, milho, arroz, algodão, mamona e sorgo. O objetivo é garantir aos pequenos produtores a safra de 2013, a produção de alimento e a geração de ocupação e renda no campo”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior. “Ao todo, o governo espera distribuir 850 toneladas de sementes”, emendou o secretário, ressaltando que a ação faz parte das metas da Seagri no projeto Alagoas Tem Pressa.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..