Alagoas é um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o verão. Essa procura gera uma superlotação nas praias da Capital e do interior do Estado, e com isso, aumenta exponencialmente o número de ocorrências relacionadas às praias, como afogamentos e crianças perdidas. Tendo isso em vista, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) colocou em ação um plano para melhor atender à população nessa época do ano, a Operação Verão.

O Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) é responsável por todas as ocorrências que envolvem o mar. Contudo, essa operação exige a colaboração de diversas outras unidades, como o Grupamento de Socorro e Emergência e o 1º Grupamento Bombeiro Militar, gerenciados pelo Comando Operacional de Bombeiros Metropolitano. Essas unidades estão fornecendo recursos materiais e humanos para auxiliar na atuação do GSA.

A Operação Verão consiste basicamente em ampliar o número de guarda-vidas nas praias de maior movimento nesta época do ano. Assim, os militares que possuem algum curso de salvamento aquático foram deslocados temporariamente para o GSA.

A área de atuação do GSA é delimitada, ao norte, pela Praia de Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio, e no litoral sul, pela Praia do Gunga, no município de Roteiro, num total de 25 praias contempladas. A operação segue até o dia 3 de março.

Locais e número de guarda-vidas

Os locais onde podem ser encontrados postos de guarda-vidas são os seguintes:
De segunda a quinta-feira
Número de guarda-vidas: 13
Postos: Francês, Jatiúca e Mirante da Sereia
Sextas-feiras
Número de guarda-vidas: 19
Postos: Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, Gunga e Barra de São Miguel
Sábados, domingos e feriados
Número de guarda-vidas: 26
Postos: Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, Gunga, Barra de São Miguel, Barra Nova, Pontal e Guaxuma.

Francês e Prainha têm perigos

“Com o aumento do fluxo de turistas e de crianças e adolescentes concentrados nos locais mais frequentados do verão, o CBMAL vê a necessidade de implantar a Operação Verão, aumentando o número do efetivo empregado no serviço de salvamento aquático nas regiões onde a quantidade de vítimas em potencial aumenta consideravelmente neste período do ano”, explicou a capitã BM Érika Maia Sarmento, chefe do Centro de Operações e Comunicação Metropolitano, enfatizando que, mesmo com a presença dos guarda-vidas, é importante tomar precauções para evitar acidentes.

A Praia do Francês é a que apresenta maior circulação. Por isso, conta com até sete militares no seu posto. Ela possui uma área protegida, de menor risco, e outra exposta a ondulações, propícia à formação de correntes de retorno, oferecendo maior risco aos banhistas.

Há locais onde é mais difícil encontrar os banhistas, não podendo ser definido um ponto fixo para os guarda-vidas. É o caso da Praia de Barra Nova (Prainha), onde, devido a eventos naturais recentes e ao grande número de barcos, não há um ponto preferido dos visitantes, exigindo a utilização de uma embarcação que facilite o acompanhamento de migração dos banhistas.

Confira as 25 praias contempladas com a Operação Verão

Praia de Pratagy (Sereia), Praia de Ipioca, Praia de Sauaçuhy, Praia de Paripueira, Praia de Sonho Verde, Praia de Tabuba, Praia de Santo Antônio, Praia de Carro Quebrado, Praia do Pontal, Praia do Trapiche, Praia do Sobral, Praia da Avenida da Paz, Praia da Pajuçara, Praia de Ponta Verde, Praia da Jatiúca, Praia de Cruz das Almas, Praia de Jacarecica, Praia de Guaxuma, Praia de Garça Torta, Praia de Riacho Doce, Praia do Gunga, Barra de São Miguel, Praia do Francês, Praia do Saco e Barra Nova.

Ações