O crime de agressão contra dois irmãos, ocorrido em dezembro, no bairro da Jatíuca, gerou uma série de discussões entre os usuários das redes sociais, entre elas a punição aos agressores. Após uma investigação, a Polícia Civil indiciou os cincos envolvidos no caso por formação de quadrilha e lesão corporal. Para esclarecer aos internautas, o CadaMinuto ouviu o advogado criminalista Rodrigo Monteiro, que explicou sobre a aplicação da pena em casos de lesão corporal.

Segundo o advogado, o crime de lesão corporal é classificado em três níveis: leve, grave e gravíssimo. As penas nos casos lesões leve ou grave podem variar de um a quatro anos de prisão. Em um crime de lesão considerado gravíssimo, a pena pode duplicar e chegar a oito anos de prisão.

A classificação, no entanto, é feita com base no exame de corpo delito. No caso do crime de formação de quadrilha, Rodrigo afirma que a pena pode chegar a três anos, mas alerta que tal acusação pode ser derrubada pela defesa se não ficar comprovado a união dos cincos jovens para cometer crimes.

Com a junção das penalidades dos dois crimes, as penas podem ser privativa de liberdade, superior a quatro anos, ou restritiva de direito, inferior a quatro anos, que seria a prestação de serviço a comunidade.