A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), por meio da Polícia Militar de Alagoas, entregará ao Exército Brasileiro armas recolhidas pela Campanha Nacional do Desarmamento. O evento acontece nesta quarta-feira (9), às 16h, no 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz). Mais de 40 armas foram recolhidas pelas equipes da Polícia Militar no período de 23 de novembro de 2012 a 5 de janeiro deste ano.
Para dar maior comodidade aos voluntários, a Polícia montou posto em um ônibus cedido pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz). O veículo é equipado para receber os doadores de armas de forma confiável e confortável. Ao entregar a arma de fogo, eles recebem o Protocolo de Recebimento de Indenização por Entrega Voluntária de Arma de Fogo. O valor varia entre R$ 100 e R$ 300, de acordo com as condições físicas do objeto.
Nesta primeira etapa da campanha, o ônibus ficou à disposição da sociedade nos bairros do Jacintinho e Farol.
Por intermédio da Arquidiocese de Maceió, igrejas católicas fizeram campanha entre os fiéis para incentivar o desarmamento. Segundo o diretor de Prevenção à Criminalidade, coronel Carlos Mendonça, a ação ajudou a aumentar o número de entrega de armas de fogo.
“A participação da sociedade, por meio de lideranças religiosas e civis, promove a sensibilização das pessoas de que a arma não é instrumento de defesa e, sim, de ataque. O empenho da Igreja reforçou a parceria que já existe entre a Defesa Social e a Sepaz”, frisou Mendonça.
O próximo bairro a receber o ônibus da Campanha Nacional de Desarmamento é Ponta Verde, a partir da próxima segunda-feira (14).









