Este período de festas de final de ano, férias e a chegada do verão realmente é um convite para cometer alguns excessos ou sair da rotina de uma vida mais saudável e regrada. A largada já foi dada no Natal, a ceia farta e os brindes com certeza já provocaram alguma alteração não só na balança, mas também na digestão. Mas já que é quase que inevitável, podemos tomar alguns cuidados para que o resultado não seja tão desconfortável.

As festas de final de ano além de um cardápio farto trazem também um consumo de álcool muitas vezes considerado exagerado. Segundo a nutricionista Marta Alice Maia Nobre, “a pessoa deve se alimentar moderadamente iniciando pelas saladas e depois optar por outros pratos. Se possível evitar gorduras e frituras porque são de difícil digestão. Recomenda-se ainda beber com moderação e alternando a bebida alcoólica com água para hidratar”.

De preferência, no dia da festa é aconselhável se alimentar nos horários normais, ou seja o desjejum entre 7h e 8h, o almoço entre 12h e 13h e o jantar entre as 18h e as 19h. A nutricionista alerta ainda que se a pessoa for consumir bebida alcoólica, o melhor horário é pela manhã ou à tarde. Pois, se considerarmos que a cerveja tem de 6 a 8 horas para ser digerida e eliminada pelo organismo, se consumida à noite pode alterar a qualidade do sono. E atenção meninas “as mulheres demoram mais para processar o álcool no organismo, então cuidado com o consumo exagerado”, alerta a nutricionista.

Excessos

Mas, como já faz parte da tradição de muitos que passam nas casas dos parentes e dos amigos para desejar boas novas e isso tudo é comemorado com brindes, o excesso é inevitável. Nesse caso é certo que o dia seguinte seja um terror. Marta sugere “em caso de abusos de bebidas alcoólicas e se no dia seguinte houver mal-estar, náuseas, vômitos e dor de cabeça, recomenda-se um soro caseiro para ajudar na hidratação e na recuperação da energia. O ideal é consumir de 500 ml a 1 litro de soro por dia. Outra dica é tomar bastante suco natural, água, água de coco, como também frutas que contém muita água como melão, melancia, abacaxi entre outras”.

Se você vai participar dessas super festas que vão até o sol raiar Marta Maia Nobre sugere que “é recomendável entre um drink e outro consumir água, ou sucos para manter o corpo hidratado. Fazer um lanchinho em horários intercalados num intervalo de três em três horas também ajuda a ressaca a ficar longe”, diz a nutricionista.

Bem mas se a festa estiver tão boa e você esquecer das dicas e no dia seguinte estiver com a sensação de que um gato vivo está dentro de seu estômago e na sua cabeça tocam todos os sinos do mundo, experimente as receitinhas simples para que o organismo comece a funcionar adequadamente sem os vestígios da tão temida ressaca. No mais desejamos que todos curtam as festas da melhor forma possível, evitem os excessos e se beberem não dirijam. Um Feliz 2013 com muita saúde para todos os leitores do CadaMinuto.

Dicas

Suco anti-ressaca

Maçã: 1 unidade média descascada

Cenoura: ½ unidade descascada

Aipo (ou salsão): 1 talo pequeno

Laranja : suco de 4 unidades

Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida de 2 a 3 copos por dia.

Depois da festa

Se você esqueceu de tomar o suco antes da festa da virada e bebeu e comeu além da conta então veja algumas dicas para depois da festa.

- Escolha alimentos que tenham bastante água (frutas como melancia, melão e frutas cítricas em geral);

- Tome sopas e caldos (mesmo os frios, como o de tomate, já que o verão está aí);

- Evite alimentos pesados e sólidos (são mais difíceis de digerir e provocam ainda mais enjôos);

- Não beba mais álcool (é mito sobrepor bebidas, você vai ficar mais desidratado);

- Evite tomar medicações para dor, elas irritam ainda mais o fígado.