O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o governador Teotonio Vilela Filho, assinaram, nesta sexta-feira (28), convênios de apoio à agricultura familiar que somam R$ 13,6 milhões.
Os recursos foram obtidos a partir de emendas dos deputados federais Artur Lira e Givaldo Carimbão e garantem a aquisição de máquinas e veículos para melhoria das estradas vicinais nos municípios, facilitando o transporte e a comercialização dos produtos, além da implantação de quintais produtivos, fortalecendo a rota da fruticultura e horticultura no Agreste de Alagoas.
Entre as máquinas e veículos que serão adquiridos, estão: motoniveladoras, tratores com implementos, caminhões equipados com carrocerias, caminhão-pipa e retroescavadeira com pá carregadeira. “O Nordeste vive a mais severa seca dos últimos 40 anos, o que tem causado diversos prejuízos. Precisamos garantir condições de produção e também segurança hídrica para atravessar qualquer estiagem. Por isso, estamos construindo o Canal do Sertão, que já soma investimentos de cerca de R$ 1 bilhão”, enfatizou o ministro Fernando Bezerra.
Na ocasião, o governador Teotonio Vilela destacou a importância das aquisições das máquinas e dos itens para os quintais produtivos, que serão feitas por meio dos convênios, e reforçou os impactos positivos que serão trazidos pelo Canal do Sertão. Segundo ele, os 60 quilômetros iniciais já estão prontos e serão inaugurados em janeiro, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Os convênios assinados nesta sexta-feira para melhoria das estradas vicinais e implantação dos quintais produtivos são coordenados pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).