Por quatro votos a dois o conselheiro Cícero Amélio foi eleito na manhã deste sábado (15) o novo presidente do Tribunal de Contas de Alagoas no biênio 2013/2014. Amélio chega ao cargo pela primeira vez. Em entrevista ao site CadaMinuto o presidente eleito disse que na segunda-feira (17) irá se reunir para traçar as ações de sua gestão.”Deus assim quis e me escolheu para gerir esta corte”, afirmou Cícero Amélio.

A eleição

Estavam inscritos para concorrer à vaga de presidente do TC cinco candidatos . Porém, minutos antes da votação,as candidatas Claudia Brandão, Rosa Albuquerque e o atual presidente e também candidato à reeleição, Luiz Eustáquio Toledo desistiram de participar do pleito. Ficando assim como candidatos Cícero Amélio e Otávio Lessa.

Após definir o cargo de presidente a corte escolheu a candidata Rosa Albuquerque para o cargo de vice-presidente do TC e para o cargo de corregedor, após a desistência de Anselmo Brito foi eleita a candidata Maria Cleide, com quatro votos.

Animosidade

O clima na plenária do auditório do TC ficou tenso quando membros da mesa pediram ao presidente, Luiz Eustáquio para convidar o deputado estadual, Antônio Albuquerque a participar da mesa.

Visivelmente irritado com a situação, o conselheiro Anselmo Brito, mesmo sem a finalização da solenidade se retirou do recinto discordando do convite feito ao parlamentar, alegando ser essa uma atitude que ia de encontro aos princípios da sessão que estava em andamento na corte, naquele momento.

O conselheiro Cícero Amélio, e presidente eleito disse que “mesmo Antônio Albuquerque estando na platéia, ele está junto de todos nós”, lembrando que a corte do TC é ligada à casa legislativa.

A conselheira e irmã do deputado, Rosa Albuquerque reforçou que era o momento da corte crescer e valorizar a vontade soberana reafirmando ainda acreditar que “Deus esteve presente na escolha do presidente do Tribunal”.

O conselheiro Antônio Lessa reconheceu a derrota no pleito e falou que “é preciso acabar com o faz de conta no TC e fazer auditorias como devem ser feitas. O Tribunal tem que ser respeitado e não pode ter ações incoerentes. Isso denigre a todos. Estamos aquém da realidade”, concluiu Lessa.

Encerrando a sessão, o atual presidente do TC, Luiz Eustáquio Toledo apresentou algumas ações de sua gestão e afirmou que “o Tribunal de Contas de Alagoas é o que tem maior transparência no Brasil”.

Os candidatos eleitos ficaram de junto à presidência da corte definir a data da posse para o biênio 2013/2014.