Técnicos do setor agropecuário vinculados ao Movimento Minha Terra (MMT), à Embrapa Tabuleiros Costeiros de Sergipe e de Alagoas e à Comissão de Produção Orgânica (CPorg/AL) participam, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), em Arapiraca, de uma oficina preparatória com foco em agroecologia.

De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Liduína Alencar, que é membro da Comissão, alguns grupos de agricultores alagoanos iniciaram o cultivo de forma agroecológica.

“Isso aconteceu porque eles tiveram acesso à assistência técnica, ou seja, receberam orientação sobre o manejo adequado e foram conscientizados da importância de se produzir alimento com essas técnicas. O mercado tende cada vez mais a valorizar esse tipo de produto”, avaliou.

No entanto, de acordo com ela, para que seja considerado produtor agroecológico, ele precisa de uma certificação, que é emitida a partir de um trabalho desenvolvido pela CPorg. “A agroecologia é um conceito muito amplo, que envolve desde os insumos utilizados na produção até o tipo de mão de obra empregada na atividade. Tudo deve seguir alguns princípios”, frisou Liduína Alencar.

A oficina também conta com representantes dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), do Sebrae/AL e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL).

Visita

Nesta quarta-feira (12), um grupo de agricultores que produz inhame na região do Vale do Paraíba, acompanhado por técnicos da Seagri e da Câmara Temática da Cultura do Inhame (CTC), visitou produtores de Arapiraca, Feira Grande, Junqueiro e São Sebastião.

Os agricultores conheceram técnicas de irrigação localizada e nutrição das plantas. A atividade, realizada pela Comercial Lambu, contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de São Sebastião e da CTC Inhame.