Em comemoração ao centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, a Câmara Municipal de Maceió entregou, na manhã desta quinta-feira (13), a medalha Luiz Gonzaga a 28 forrozeiros de Alagoas. A solenidade ocorreu no plenário da Casa de Mário Guimarães e contou com a presença do presidente da Casa, Galba Novaes (PRB), e dos parlamentares Marcelo Malta (PCdoB), Tereza Nelma (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), dos vereadores eleitos Dudu Ronalsa (PSDB) e Galba Neto (PMDB), além de diversos forrozeiros da terra.
Presidindo a mesa de honra, composta pelos músicos Naldo do Baião, Ronildo Freitas, Humberto Maia, Eudes Santos, Chameguinho, Zé Mocó e Chinoca, Novaes, que também foi homenageado, parabenizou a todos os forrozeiros que mantém a cultura nordestina viva. “É com muito orgulho que a Câmara realiza esta homenagem. Em lembrança a um dos maiores símbolos do forró e da cultura nordestina, hoje entregamos a medalha Luiz Gonzaga a estas pessoas que incentivam a cultura do nosso forró” – disse o presidente.
Também o vereador Marcelo Malta utilizou a tribuna fazendo reverência aos forrozeiros presentes. “Hoje é um dia de festa em todo o país, pois comemoramos o dia nacional do forró e esta Casa Legislativa já deu várias provas de que defende a cultura popular: já demos o Título de Cidadão Honorário de Maceió a Elba Ramalho e a Dominguinhos. É desta forma que a Câmara demonstra que defende nossa cultura. Homenageando os artistas da terra, fortalecemos as raízes de Alagoas” – destacou o parlamentar, sendo emendado pela vereadora Heloísa Helena. “Cresci ouvindo as músicas de Luiz Gonzaga, sou sertaneja e o embalo do forró faz parte de minha infância”, afirmou Heloísa.
Em nome dos homenageados, Naldo do Baião agradeceu a concessão das honrarias. “Nós, que fazemos o forró, o fazemos por amor. Apesar das dificuldades que encontramos para viver da música, continuamos nossa batalha para não deixar a tradição do nordeste morrer. É com muita alegria que recebemos este símbolo de reconhecimento do nosso trabalho e agradecemos à Câmara dos Vereadores de Maceió por estar sempre incentivando estes humildes forrozeiros” – concluiu.
Foram homenageados na manhã de hoje:
Naldo do Baião;
Brahma do Forró;
Lula Sabiá;
Xexéu;
Índio Forrozeiro;
Edgar dos Oito Baixos;
Messias Lima;
João Cajarana;
Xameguinho do Forró;
Canarinho;
Irineu;
Batoré;
Carlinhos do Forró;
Zé Mocó;
Eudes Santos (Farinha Quebradinha);
Romildo Freitas;
Chinoca;
Humberto Maia;
Mosquitinho do Forró;
Chau do Pife;
Teimosinho do Forró;
Chiquinho do Acordeom;
Mano Walter;
Índio Catuaba;
Giseldo;
Galba Novaes;
Toninho Guedes;
Antônio Teixeira.











