A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Unidade Saúde João Paulo II promoveram, na sexta-feira, um mutirão de eletrocardiograma, em parceria com o Hospital do Coração de Alagoas (HCor/AL). A atividade serviu também para capacitar enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade para realização de exames de eletrocardiograma.
Realizado na Unidade de Saúde João Paulo II, o evento tem como objetivo facilitar a realização do exame de eletrocardiograma, atendendo os usuários do SUS que aguardavam para fazer o agendamento devido à grande demanda. Durante o mutirão, foram realizados cerca de 100 exames, emitidos on-line para o Hospital do Coração.
Segundo a diretora administrativa da unidade, Marilene Amorim, com a eliminação de todas as pendências existentes no setor, os usuários terão mais um serviço à sua disposição, com agendamento direto na Unidade de Saúde João Paulo II. Os resultados foram devolvidos para unidade em tempo real na mesma tarde, possibilitando que os pacientes aguardassem para levar os exames.
Problemas cardiovasculares são uma das maiores causas de mortes em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 31% das mortes no Brasil são causadas por esse tipo de doença, registrando uma média anual de 70 mil mortes por infarto.