Cerca de 20 entidades governamentais e não governamentais participaram do 1º Workshop da Rede Estadual Primeira Infância de Alagoas (Repi-AL), nesta quinta-feira (6). Foram apresentadas políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos a serem implantas a partir de 2013 em vários municípios do Estado. O encontro ocorreu no auditório Walmer Urtiga, da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente, Claudio Soriano, achou positivo o encontro devido à participação das cidades do interior. “Neste encontro as instituições governamentais e não governamentais apresentaram suas atividades recentes, mas principalmente os planejamentos para 2013. O nosso pensamento é que possamos estar articulando todas as políticas públicas com o objetivo de trabalharmos unidos pelas crianças do estado fortalecendo a rede”, explicou.
A coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Amparo Torres, apresentou sua atividades no Workshop e ressaltou que a educação deve ser o principal foco neste inicio de trabalho. “Todas as propostas foram voltadas para a qualidade de vida na educação infantil, principalmente a criança no contexto familiar e comunitário. Dessa forma vamos poder lutar cada vez mais pelo espaço da criança na sociedade”, afirmou.
Já a tenente-coronel Edleuza afirmou que a Polícia Militar estará sempre disponível a participar de todas as redes em especial a da primeira infância. “São os primeiros passos para um futuro melhor da nossa sociedade, justamente focando as crianças. Além disso, fazemos o Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, por isso nos incluímos nessa rede, fortalecendo ainda mais o trabalho que já fazemos”, informou a oficial.
Compromisso
Estiveram presentes no Workshop a Pastoral da Criança, Organização Mundial para Educação Pré-escolar, Secretaria de Estado da Saúde, Aldeias Infantis SOS Brasil, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teotônio Vilela, Policia Militar de Alagoas, Secretaria Municipal de Junqueiro, Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Centro Sócio Educativo Deus Proverá, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Arapiraca, Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Secretaria Municipal de Trabalho e de Ação Social de Coruripe, Visão Mundial, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Miguel dos Campos e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.