Dando continuidade às atividades dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) realiza, nesta quinta-feira (6), a partir das 9h, visitas a secretarias estaduais e municipais com a campanha do Laço Branco – homens pelo fim da violência contra a mulher. A ação se inicia no Comando da Polícia Militar.
Para sensibilizar e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, a SEMCDH, através da Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher, distribuirá laços brancos e material informativo em repartições públicas.
“Nossa ideia, ao promover esta ação, é mostrar que a luta pelo fim da violência contra a mulher não tem sexo. Queremos mobilizar homens e mulheres em prol da causa, que é muito mais que uma briga de gênero, é uma luta pela democracia, pela liberdade, pelo direito da mulher numa sociedade igualitária”, argumentou a superintendente Solange Viégas.
A campanha do Laço Branco foi criada a partir de um crime que chocou a sociedade canadense: o assassinato de 14 universitárias e o suicídio do assassino, que deixou uma carta explicando que o crime foi motivado pelo fato de não aceitar a ideia de haver mulheres estudando Engenharia, um curso “de tradição masculina”. O fato aconteceu na cidade de Montreal, Canadá, quando Marc Lepine, 25 anos, invadiu a sala de aula da Escola Politécnica e ordenou que todos os homens se retirassem, para então atirar e matar as 14 mulheres presentes no ambiente.