A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) firmou contrato com uma empresa para recuperação e manutenção de conjuntos de carteiras escolares com a finalidade de devolvê-las à rede estadual de ensino, de acordo com a necessidade de cada unidade escolar. O extrato de contrato de número 066/2012 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (03).
O contrato, no valor de R$ 660 mil assinado em 29 de novembro, com a empresa Secretariado de Assistência Social Juvenópolis, de Maceió, terá um prazo de vigência de 180 dias, contados a partir da data de publicação do extrato na imprensa oficial do Estado.
De acordo com o Administrador Geral do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), Francisco Beltrão, o contrato com a empresa estipula a recuperação de 50 mil carteiras escolares e, por mês, uma média de 2 mil serão encaminhadas à contratada para serão reformadas.
“A Secretaria já fez a distribuição de carteiras novas nas escolas estaduais e agora iniciaremos esse processo de reforma das mais antigas, onde muitas estão em estado deplorável. Com isso, elas retornarão às salas de aula para uso dos estudantes, todas recuperadas e novas”, colocou Beltrão.
O administrador do Cepa explica ainda que após o processo de recuperação, as carteiras retornam ao almoxarifado da Secretaria e em seguida, serão distribuídas para as escolas a partir da necessidade de cada unidade.
Mas este não será o fim do processo, já que a Secretaria continuará trabalhando junto aos estudantes numa campanha de zelo para a manutenção do patrimônio. “Quando as carteiras são destruídas pelo próprio aluno, a educação temgrandes prejuízos. Vamos trabalhar para fazê-los ter a consciência de não depredar o bem público que é o uso de cada um deles”, finalizou Francisco Beltrão.