Desenvolver junto ao aluno a conscientização da higiene e estimular comportamentos favoráveis à saúde. Este é o objetivo principal do Projeto Criança Saudável, idealizado pela Escola Estadual Major Eduardo Emiliano da Fonseca, localizada no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. A ação é direcionada a estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental, com faixa etária de 6 a 8 anos de idade, da unidade que constitui a 1ª Coordenadoria Regionalo de Educação (CRE).
O projeto é fundamentado no bem estar da criança, englobando o equilíbrio nos aspectos físico, psicológico e social, além de envolver os pais na promoção da saúde e higiene pessoal de cada um dos cerca de 80 alunos participantes.
Além das atividades realizadas em sala de aula, palestras relacionadas à nutrição e saúde, importância da educação física, higiene bucal fazem parte do cronograma. Os alunos também participam de jogos, aeróbica divertida e teatro de fantoches, tudo voltado para as ações de uma vida saudável.
De acordo com Maria Selma Cícero da Silva, supervisora escolar, a ação foi implantada em julho deste ano e dividida em duas etapas, contando, até o momento, com parcerias importantes com o Seriço Social do Comércio (SESC) e do Centro de Estudos Superiores de Maceió, o Cesmac, que cederam equipes de odontólogos, nutricionistas, clínico-geral, agentes de saúde e professores de educação física.
“Notamos a necessidade de incrementar nosso projeto pedagógico com essa ação e com isso já conseguimos incluir as famílias, que são nossa ponte maior com as crianças, na difusão do hábito de higiene. Essa atividades são feitas em sala de aula, incorporadas ao planejamento das disciplinas e as parcerias alcançadas foram fundamentais”, acrescentou.
A primeira etapa, que é desenvolvida pela equipe do SESC, será concluída na próxima semana, tendo a segunda etapa iniciada logo após o recesso das festas de final de ano. Para a supervisora, os objetivos foram alcançados e mostram uma mudança de comportamento dos alunos.
“Muitos não tinham o hábito de lavar as mãos antes de comer, ou até mesmo de realizar uma escovação correta. É gratificante ver a participação e o empenho de todos eles, principalmente dos pais, que começaram a enxergar que essas ações são fundamentais no desenvolvimento e na saúde dos filhos. Foram as respostas positivas que nos estimularam a continuar, com esse projeto que deu certo”, concluiu Maria Selma.