A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), o seminário “Políticas Públicas e Cidadania LGBT em Foco”. O evento, que acontece no auditório do Hotel Ritz Suítes, em Cruz das Almas, tem o objetivo de tecer redes e fortalecer as ações voltadas a lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e transexuais, além de pactuar uma agenda intersetorial para 2013.

O seminário é destinado ao movimento LGBT, profissionais das áreas de educação, assistência social, trabalho, justiça e saúde. A iniciativa, da Promoção Estadual da Saúde, faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Assessoria Especial de Promoção dos Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenação de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual de Maceió.

Na quinta-feira (29), a abertura oficial do seminário será às 8h30, seguida da conferência proferida pelo deputado federal Jean Willys (Psol-RJ), que faz palestra sobre a temática que leva o nome do evento. Ainda pela manhã, será realizado o lançamento da campanha Casamento Civil Igualitário.

O painel “Lesbianidades e Empoderamento: estratégias para o exercício do controle social” será iniciado às 14h30, e reúne palestras sobre saúde e lesbianidades em foco, proferida pela enfermeira obstetra Rita Webster; e Identidades lésbicas e empoderamento, proferida por Verônica Lourenço, conselheira Nacional de Saúde. Sessão de cinema, debates e roda de conversas sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais encerram o primeiro dia do evento.

Na sexta-feira (30), a programação começa às 8h30, com mesa redonda sobre Identidades e gênero e os desafios para garantir a cidadania de travestis e transexuais. Alessandra Santos, da Organização Pró-Vida; Ana Gabriela Sena, do Departamento de Apoio à Gestão e Estratégica Participativa do Ministério da Saúde; Fabiana Leão Ferreira, delegada Especial da Mulher; e Emanoela Remigio, advogada e presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/AL participam do debate. Exibição de filme, discussões sobre o pacto intersetorial para 2012 e recepção da carta de intenção do Movimento LGBT/AL e atração cultural encerram o evento.