O estado de Alagoas é um celeiro de atletas com grandes talentos não só no Judô como em outros esportes individuais e coletivos, no entanto é preciso exportá-los para outros estados para poder concretizar e dar manutenção a um trabalho dedicado a anos de treinamento e de periodização que é feito em nosso estado por profissionais de Educação Física com grande envolvimento no esporte amador.

Exemplo atual é do Alagoano Gabriel da Rocha que após seleção e contratação, no final de janeiro deste ano, por clube paulista, Associação Bushido de Judô na cidade de Bauru-SP com direito a moradia, alimentação, plano de saúde, quimonos, inscrições em campeonatos e ajuda de custo, estuda na Escola Cristhino Cabral e treina com os professores Dener Andrade e Mario Sabino, o qual é também técnico da seleção brasileira de Judô. Hoje, 28 de novembro é consagrado campeão brasileiro representando o estado de São Paulo na modalidade Judô na competição por equipe¹ nas Olimpíadas Escolares 2012 em Cuiabá-MT.

Se o judoca tivesse ainda aqui no estado não teria participado do evento, pois a delegação de Alagoas não pôde viajar por falta de investimento do governo do estado, que só era preciso pagar as passagens aéreas, pois as Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas (hospedagem, alimentação, inscrição e todo o suporte) pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Gabriel (17) aos 11 anos de idade começou a praticar Judô no Projeto da Secretaria de Esporte /AL: Judô nas escolas públicas na Escola Estadual Professor Theonilo Gama que tem como coordenador o professor Especialista em Educação Física Escolar Ricardo Sérgio. Durante a dura caminhada ainda em Alagoas, o aluno/atleta foi campeão brasileiro regional em Natal-RN sub17, campeão copa nacional SESC em Salvador-BA sub17, campeão copa Aracajú-SE sub17, bronze em Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas-MG sub15, bronze no campeonato brasileiro de Judô em Recife-PE sub17.

Vários atletas tiveram que sair do estado, por falta de apoio ao esporte alagoano, tais como atletas da Federação Alagoana de Judô (FAJU) Ane Caroline – atual campeã brasileira de Judô (hoje representa o estado de São Paulo), Gabriel Mendes - 3 vezes e atual campeão brasileiro (hoje representa o estado do Rio de Janeiro), Bruno Cunha – campeão brasileiro (representando o Estado do Rio de Janeiro), Laís Lessa – campeã brasileira (hoje representa o estado de Minas Gerais).

Com esses dados de análise, interpretamos que se o houvesse investimento em nosso estado não precisaria mudar a sigla AL por outra nos quimonos dos judocas, porque contamos com talento e qualidade técnica dos atletas adicionado a dedicação e conhecimento teórico e prático atualizado dos professores.

A modalidade Judô, nas Olimpíadas Escolares etapa nacional, acontecem duas competições distintas: Individual e por equipe.

A Escola Estadual Professor Theonilo Gama já é referência na modalidade Judô em Alagoas, teve início em 2006 e este ano foi consagrada tetra-campeã nos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) e penta-campeã em campeonatos alagoanos. Pelas conquistas em JEAL, fui convocado 8 vezes para ser técnico da equipe alagoana para representar o estado nas Olimpíadas Escolares etapas nacionais.