As notícias que ocorreram na reunião da AMA e outros fatos pelo interior alagoano

26/11/2012 16:22 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image

Reunião da AMA


Prefeitos que estão em fim de mandatos e os que se elegeram agora em 2012, tiveram a oportunidade durante essa segunda-feira, 26, na sede da AMA, de participar de vários debates pertinentes ao atual quadro vivido pelos municípios alagoanos; como falta de recursos e contas a pagar, problema da seca, transição de cargo e assuntos da Caixa Econômica Federal. Pena que o auditório da AMA ficou pequeno para tanta gente. Os temas foram focados por todos os órgãos envolvidos no assunto; cujo destaque ficou para o governador em exercício José Tomás Nonô, que fez uma explanação completa sobre o que o Estado tem disponível e que o busca junto ao governo federal, a fim de tentar sanar parte do quadro de absoluta miséria enfrentado hoje, por 36 municípios em situação de calamidade, diante da pior seca registrada nos últimos 50 anos em Alagoas.


Exército


Durante a reunião da AMA, o comandante do 59º Batalhão do Exército Brasileiro Pinto Sampaio destacou o trabalho de fiscalização e planejamento na distribuição de água. “A operação carro-pipa realiza um prestação de serviço extremamente importante. São 36 municípios, 210 caminhões e 965 pontos de distribuição que beneficiam cerca de 170 mil pessoas”, disse. O engenheiro da Casal, Jorge Briseno salientou que o órgão já forneceu mais de 580m³ de água potável, equivalente a mais de R$ 1.300.000. O vice-governador Tomás Nonô, salientou que o ideal seriam 400 carros pipas, mas que faltam recursos para isso.


Major Isidoro


Ainda na reunião da AMA, a prefeita eleita de Major Isidoro, Santana Mariano, apelou para que o vice-governador Tomás Nonô envie mais carros-pipa para a região. Segundo ela, o município é extenso e tem muitos povoados que estão sofrendo por falta d’água. Disse que somente cinco caminhões não têm dado conta do recado. “Eu nem assumi a prefeitura, mas por onde eu passo o povo só tem me cobrado”, disse Santana, alegando que a administração pública de Major entrou em estado de abandono depois da eleição de outubro, onde o atual gestor, Ítalo Amaral foi derrotado.


Canapi


Na reunião da AMA, Celso Luís eleito prefeito de Canapi, apelou para que o Estado se envolva mais com as ações voltadas para o povo sertanejo, que praticamente já não tem mais como criar animal, por falta de alimento no campo devido à braba seca que se instalou nesses últimos meses. Criticou os serviços de abastecimento de água da Casal, alegando que o problema se arrasta anos e mais anos na região. O vice-governador Tomás Nonô rebateu, apresentando dados, afirmando que nunca se investiu tanto na Casal como nesse governo.

Capela


Prefeito eleito Eustaquinho Moreira (PSDB) vem se afinando por tudo quanto é evento que se trata de administração municipalista. Participou na ulitma semana de um seminário promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) durante dois dias, esteve com a cúpula estadual de seu partido na sexta-feira,23, inclusive entre os 19 prefeitos eleitos pela sigla em Alagoas; e se prepara agora para um evento nacional que ocorrerá ainda este ano em Brasília promovido também pelo PSDB. E como se não bastasse, Moreira, durante esse período pós-eleição, já teve a oportunidade de se aliar a um conjunto de políticos e de pessoas especializadas no mundo administrativo, que tendem a somar em seu governo. Nesta segunda-feira, 26, Moreira participou da reunião da AMA, se inteirando de assuntos de transição, cujo tema foi focado pelos que comandam a CGU em Alagoas.
 


Penedo


Nesta terça-feira, lá em Penedo, a Codevasf apresentará a sua V Oficina de Acompanhamento do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. O órgão é umas das principais executores de ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Somente em Alagoas, as ações devem chegar até 2014 a quase 30% dos municípios do vale do São Francisco com sistemas de esgotamento sanitário implantados, reduzindo drasticamente o lançamento de esgoto direto no “Velho Chico”. O encontro reunirá diversas instituições públicas a fim de discutir as ações para revitalização do chamado “rio da Integração Nacional”.


Branquinha


A prefeita Renata Morais que ainda vive o clima da conquista de sua reeleição, entrega neste final de semana, a segunda etapa das casas que vêm sendo construídas para atender as famílias que perderam suas moradias na cheia de junho de 2010. Serão entregues 216 unidades. Além dessas, a prefeitura já entregou 144. O município está sendo beneficiado com 976 casas. Segundo a prefeita, Branquinha é a única cidade alagoana atingida pela cheia, que não foi permitido à construção de casas as margens do rio. Todas estão sendo alavancadas na parte alta.


Girau do Ponciano


Prefeito eleito Fabinho Aurélio (PSD) ao que parece não abre mão de sua candidatura à presidência da AMA. Disse que vem tendo o apoio do presidente de seu partido, deputado estadual, Dudu Holanda, que agendou para esta terça-feira, 27, uma reunião com o grupo dos oito prefeitos eleitos pelo PSD em Alagoas, justamente para tratar desse assunto.


Região Norte


Em conversa com o Blog, um motorista da Real Alagoas, que faz a linha Maceió/ Recife pelo litoral norte disse que esse trajeto se torna muito longo e cansativo, devido o exagerado número de lombadas existentes na parte que corta Alagoas. “Quando a gente entra em Pernambuco, a coisa fica bem melhor”, revelou, afirmando são ao todo 86 lombadas.


Barra de São Miguel


Zezeco o jovem de 23 anos que se elegeu prefeito da Barra, disse que já montou uma equipe, a fim de entrar pra valer a partir do primeiro dia do ano que se aproxima, quando assume a prefeitura. Um mutirão para a limpeza da cidade é o assunto prioritário. Na reunião da AMA, ao se apresentar publicamente como o gestor eleito, Zezeco fez um apelo aos prefeitos que têm casas de veraneio lá na Barra; sobretudo aqueles que estão com débito de IPTU. Apelou para que eles acertem suas contas.


Marechal


Começa nesta quarta-feira,28, à noite a III Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). O evento será no auditório do Espaço Cultural Santa Maria Magdalena da Alagoas do Sul. Haverá palestra, apresentação cultural e show na orla lagunar com Nelson da Rabeca, Balé Folclórico- Transart, além dos Cinco no Choro (chorinho). O evento segue até o final de semana.


Ação do Sebrae


O Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania, que visa estimular o crescimento e o desenvolvimento empresarial através da cultura do empreendedorismo, levou a 28 municípios de Alagoas, ao longo deste ano, a Ação Empreendedora, que ofereceu atendimentos, formalização, capacitações e consultorias aos empresários do interior do estado. Ao todo, foram realizados 9.492 atendimentos. O objetivo do Programa é reforçar o atendimento empresarial nas regiões do estado, realizando atividades como atendimento individual, através do programa Negócio a Negócio; e orientação setorial, com direcionamentos voltados para as áreas do comércio, serviços e agronegócios em cada município.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..