As atividades do Dia Nacional de Combate ao Câncer da pele ainda não começaram, mas já é grande o número de pessoas que compareceram ao Hospital Universitário, em Maceió, para atendimento pelos dermatologistas. As consultas e os exames preventivos do câncer da pele começam às 9 horas deste sábado, simultaneamente em todo o país, e só terminam às 15 horas. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge a população brasileira, representando 25% de todos os tumores malignos, segundo informa o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Inca estima em 134.170 os novos casos da doença para este ano. É um número considerado alarmante.

A iniciativa da SBD é aberta a toda a população e, mais especialmente, as pessoas consideradas de risco. Estão nesse grupo: quem tem caso de câncer da pele na família; pessoas com pele muito clara que sempre ficam vermelhas e nunca bronzeiam; pessoas com cabelos e olhos claros; quem possui muitas pintas pelo corpo; quem já sofreu queimaduras pelo sol; possuem sardas na face e/ou nos ombros; que já trataram câncer da pele; quem tem feridinhas que nunca saram; pinta que está mudando de cor e pessoas idosas.

Além do exame preventivo, totalmente gratuito, os dermatologistas do Hospital Universitário farão o tratamento de lesões cancerígenas após a consulta e agendarão os tratamentos dos casos mais graves, incluisive através de cirurgias.