No mesmo dia em que a imprensa internacional destacou a origem humilde de Joaquim Barbosa, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal se desentendeu com jornalistas brasileiros e, de acordo com texto de Ricardo Noblat, o vazamento de um comentário feito em off a alguns repórteres fez com que o ministro chamasse todos de "canalha".

Para Noblat, o ministro costuma ser antipático com jornalistas e quase sempre pede para que as informações sejam em "off". Na última quinta-feira, 22, ele usou o recurso para responder o questionamento do jornalista Luiz Fara Monteiro, da TV Record, negro como Joaquim. Ele perguntou ao atual presidente se ele estava “mais tranquilo, mais sereno”.

 

Então, Barbosa disse: "Nesses dez anos, o ministro Joaquim botou para quebrar aí, quebrou as cadeiras? Gente, vamos parar de estereótipo, tá? Logo você, meu brother! Ou você se acha parecido com a nossa Ana Flor [repórter da agência Reuters que é loira]? A cor da minha pele é igual à sua. Não siga a linha de estereótipos porque isso é muito ruim. Eles [os demais jornalistas] foram educados e comandados para levar adiante esses estereótipos. Mas você, meu amigo?" Ao ver que o diálogo tinha sido publicado em veículos jornalísticos, inclusive com o áudio disponível, Barbosa desabafou durante uma conversa com amigos e chamou os jornalistas de “canalhas”.