Na última segunda-feira (19) foi realizado no município de Palmeira dos Índios o primeiro seminário “A Logística Solidária: A Formação de Redes de Empreendimentos Solidários e a Inserção dos Catadores de Materiais Recicláveis no Interior do Estado de Alagoas”. O seminário contou com a participação de 100 catadores, 80 deles do interior do Estado.

A iniciativa teve como objetivo difundir a importância da logística solidária em empreendimentos econômicos solidários, dando destaque para a relação com a coleta seletiva. Segundo o gerente de Cooperativismo da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Thiago Acioli, o contato com especialistas em temáticas como a logística solidária e a coleta de materiais recicláveis foi fundamental para subsidiar o processo educacional a que os catadores estão sendo envolvidos.

“Mudar a realidade dessas pessoas é o nosso objetivo nesse projeto. Dentro desse planejamento buscamos disponibilizar alternativas para que eles continuem trabalhando no seu segmento, mas de forma sustentável. Estabelecer esse processo educacional com eles é importante porque sedimenta as práticas que serão responsáveis por essa conquista”, esclarece.

Para o gerente, o principal resultado das capacitações e do Seminário foi o reconhecimento dado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios. “Durante o evento, foi oficializada a Associação dos Catadores de Palmeira dos Índios, onde o Prefeito James Ribeiro assinou a doação de um terreno para a construção de um galpão que será utilizado como sede”, alega.

Além das palestras, o seminário disponibilizou também certificados a cerca de setenta catadores do município, referentes às capacitações em cooperativismo que ocorreram entre os meses de abril e novembro. Outra edição do evento será realizada em Maceió, nos dias 21 e 22 de novembro, no Sindicato dos Bancários. Cerca de 120 participantes poderão acompanhar as palestras e debates promovidas na ocasião.

“Em Maceió, o Seminário será mais voltado para palestras, onde gestores da Seplande falarão sobre o Projeto Alagoas Catador e a Coleta de Óleo”, declara Thiago. Além da Seplande, integrantes do Instituto do Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), INSS e Ministério Público de Alagoas também participarão das rodadas de palestras.

O evento é resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis (Cataforte), Fundação Banco do Brasil, Movimento Nacional dos Catadores e Ideama.