Os bastidores dos prefeitos eleitos no Seminário da CNM na Barra de São Miguel

19/11/2012 17:36 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image

                                        Barra de São Miguel, segunda-feira, 19 de novembro de 2012

 

Seminário


“O ponto de partida para uma gestão de qualidade”. Esse foi o tema destacado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com a AMA, durante a abertura do Seminário Interestadual que acontece até esta terça-feira,20, na Barra de São Miguel, direcionado para os futuros prefeitos alagoanos e sergipanos eleitos na eleição de outubro deste ano. O presidente da CNM, o gaúcho Paulo Ziulkoski falou da credibilidade que sua entidade adquiriu ao longo desses 32 anos de existência, e pediu cautela aos novos gestores, sobretudo no controle de gastos e na formação de uma equipe de trabalho que possa ter amplo conhecimento técnico da coisa. O dirigente ressaltou também a necessidade de haver uma união conjunta de todos os prefeitos, na busca de reivindicação perante a bancada federal de cada estado. A crise econômica por consequência da queda do FPM e a seca que assola o sertão, foram os assuntos mais comentados entre os participantes.


Barra de São Miguel – prefeito


Tido como o mais novo prefeito alagoano, com apenas 23 anos, Zezeco (PP) esteve nesta segunda-feira, prestigiando o Seminário da CNM, onde elogiou a iniciativa da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em trazer um evento de grande porte. Sobre a prefeitura que assumirá, Zezeco disse que será um abacaxi para descascar. “É bronca por tudo quanto é lado”, disse, adiantando que vai reduzir em 50% o número de secretarias, buscar parceria com o setor privado a fim de resgatar o tradicional Carnaval, além de realizar uma forte campanha como forma de sanar o alto índice de inadimplência do IPTU.


Barra de Santo Antônio


Rogério Farias que assume a prefeitura da Barra de Santo Antônio em janeiro próximo, não entende como uma entidade como a Caixa Econômica Federal concedeu nesta reta final de governo, empréstimo na ordem de 430 mil reais para apenas nove funcionários municipais que atuam lá na Barra. Explica que houve por parte do setor de finanças da administração da prefeita afastada Ciçou, a adulteração no valor salarial de cada contracheque para um percentual bem maior que o correto. “Como é que a Caixa vai descontar cinco mil reais de um cidadão se esse não ganha nem dois mil ?” explica. Rogério não tem dúvida alguma, que enfrentará sérios problemas para colocar a administração nos eixos.


Eleição da AMA


Em meio ao primeiro dia do Seminário dos prefeitos que acontece na Barra de São Miguel, Cristiano Matheus prefeito de Marechal, fazia campanha na busca de voto para a eleição da AMA, que acontece no final do ano. Espera com o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB) conseguir chegar ao poder por meio de uma chapa de consenso, assim como ocorreu praticamente nos últimos pleitos da entidade. Outros candidatos também não perderam tempo lá na Barra para pedir votos. Estavam Marcelo Beltrão (Jequiá), Fabinho (Girau) e Jorge Dantas (Pão de Açúcar), o trio que está no páreo


Girau do Ponciano


Prefeito eleito Fabinho Aurélio fez questão de acompanhar o primeiro dia do Seminário promovido pela CNM e a AMA. Disse que adquiriu um vasto conhecimento técnico para poder começar a atuar lá em Girau. Acompanhado de seu pai, o ex-prefeito Zé Aurélio, Fabinho lembrou que em seu município, o atual prefeito David Barros vem criando impasse para fazer o trabalho de transição. “Ele já marcou duas vezes com a nossa equipe jurídica, mas falhou com seus compromissos em ambas”, revelou, afirmando que vai começar a pressionar a partir desta semana.


Major Isidoro


Prefeita eleita  Santana Mariano comemorou com sua assessoria, o êxito do Seminário promovido nesta segunda-feira, pela AMA e a CNM. Disse que foi muito importante as informações colhidas e que a sua administração será conduzida dentro da linha técnica apresentada no evento. Em Major Isidoro, Mariano vem enfrentando problemas para o trabalho de transição. Comenta que a cidade vive no abandono, sobretudo com lixo espalhado por toda parte, hospital em precário funcionamento; entre outros desleixos do prefeito derrotado Ítalo Amaral.


Feira Grande


Eleito pela a sigla do PMDB, Veridiano Almir de apenas 28 anos de idade, estava se afirmando com os demais prefeitos alagoanos, no primeiro evento promovido pela AMA, nesta segunda-feira, na Barra de São Miguel. Ele é irmão do Jaizinho, atual prefeito de Lagoa da Canoa. A prefeitura que Veridiano vai comandar já foi administrada por três vezes pelo avô, Veridiano Soares e duas vezes pelo saudoso pai, Almir Lira, que morreu num hospital de São Paulo, vítima de uma AVC – ele que teria sido eleito deputado estadual e que não chegou nem a assumir o cargo. Sua morte foi no dia 5 de dezembro do ano passado.


Pindoba


Prefeito eleito Maxwell (PSB) ressaltou que foi muito importante ter participado do Seminário dos prefeitos alagoanos e sergipanos nesta segunda-feira. Disse que o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski além de transmitir segurança e credibilidade nas suas informações, tem se destacado como um verdadeiro conhecedor de causa, sobretudo abordando temas relevantes a atualidade vivida pelos prefeitos. “Ele se destaca por abordar uma linguagem dinâmica e bastante atrativa. Na verdade faz gosto a gente participar de eventos desta natureza” comentou Maxwell, ele que ocupará a prefeitura a partir de 2013, para um terceiro mandato, tantos mandatos que nenhum outro politico alcançou até agora lá na Pindoba. Maxwell anda na bronca com a operadora de telefonia celular, Claro, que atende a seu município. “É uma desgraça o serviço oferecido pela Claro”, desabafou.


Junqueiro


A crise econômica que vem corroendo os municípios brasileiros e a estiagem que assola o nosso Estado, foram os assuntos mais comentados nesta segunda-feira, entre os prefeitos de Alagoas e Sergipe que participam de Seminário interestadual que acontece na Barra de São Miguel. O prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, disse que só Deus sabe como ele vem mantendo o quadro funcional, principalmente com os cargos de comissão. “Não vou criar um mal-estar nesta reta final de ano, entre pessoas que estão mantendo o pleno funcionamento das escolas e outros setores importantes do município, fazendo dispensa. Sabemos que é preciso fazer um enxugamento; quando é que eu não sei”, disse Pereira.


Olho d’Água do Casado


Prefeito José Gualberto Pereira (PSDB)  enfrenta o drama da estiagem em seu município. Disse que seis caminhões, desses, três são do Exército Brasileiro atuam diariamente na busca de água no rio São Francisco, a fim de atender as comunidades da região. “É uma situação triste” disse lamentando em meio a tudo isso, a grave situação econômica que enfrentam os municípios brasileiros, sobretudo de Alagoas, que praticamente todos vivem do repasse do FPM.

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..