Para garantir o controle da raiva no Estado, cerca de 526 mil cães e gatos devem ser vacinados no Dia D da campanha de vacinação antirrábica, que será realizada no dia 24 deste mês, nos 102 municípios alagoanos. Ao todo, 3.510 postos fixos funcionarão das 8h às 17h, dos quais 190 se concentram em Maceió.
Segundo Valmir Costa, coordenador do Programa Estadual do Controle da Raiva, a campanha constitui um instrumento eficaz de controle da doença, ao dificultar a transmissão do rabdovírus, presente na saliva do animal infectado. Ele explicou que, devido às campanhas anuais, desde 2004 o Estado não apresenta óbitos decorrentes da agressão de animais.
“No período de 1980 a 1990, o Estado notificou sete óbitos. A partir de 2000, com coberturas vacinais acima de 80%, o índice reduziu para um caso. Este ano a meta é vacinar 100% de cães e gatos, num total de 353.765 cães e 171.696 gatos, que correspondem, respectivamente, a 10% da população humana e 50% da população canina”, esclareceu Valmir Costa.
Ainda segundo o coordenador estadual da campanha, devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de dois meses de idade. Porém, ele alerta que animais doentes, prostrados e com sarna não devem ser vacinados. “É indispensável que os próprios donos conduzam seus animais, facilitando o trabalho dos vacinadores”, esclareceu Valmir.
Ao todo, 1.1749 profissionais estão envolvidos na campanha, entre registradores, vacinadores, supervisores e coordenadores. Eles irão aplicar a vacina do laboratório Tecpar, administrada por via subcutânea, na dosagem de 1 ml.
Postos volantes
No período de 26 a 30 de novembro, a campanha de vacinação antirrábica prossegue nos sítios e fazendas da área rural do Estado. Eles irão receber a visita dos profissionais, para vacinar cães e gatos em áreas de difícil acesso do interior de Alagoas.