Quem esteve ou passou perto do Porto de Maceió, na manhã desta sexta-feira (9), pode acompanhar a chegada do imponente Navio Cruzeiro MSC Magnifica, que vem da Itália, terá uma temporada no Brasil e atracou em Maceió, para algumas horas de permanência, onde os tripulantes e passageiros de todo o mundo terão a oportunidade de apreciar a orla marítima da capital alagoana.

De acordo com o gerente da empresa que cuida da passagem do navio por Maceió, o boliviano Alejandro Velásquez, a passagem será curta, mas servirá para mostrar aos tripulantes o potencial da cidade para receber turistas de todo o mundo.

“O passeio será curto, chegando agora pela manhã e saindo às 16h00, mas é importante para mostrar para estes turistas o potencial da cidade. Maceió é um grande ponto turístico no Brasil, mas pode ser ainda mais”, afirmou.

O MSC Magnifica que é de origem italiana, deixou a Europa com um grande grupo de turistas alemães, mas traz pessoas de todo o mundo, inclusive do Brasil, onde chegou no último mês, atracando em Recife, passando rapidamente por Maceió, hoje, e seguindo para Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Nestas duas últimas cidades, o navio assim como seu comandante, serão homenageados, pelo fato de ser o mais novo da frota da empresa italiana e um dos maiores do mundo.

Cerca de 3.223 passageiros estão curtindo a costa brasileira, assessorados por 750 tripulantes, também de várias nacionalidades. O cruzeiro pela costa brasileira irá até março de 2013, quando o MSC Magnifica retorna para a Europa.

PRIMEIRA PASSAGEM

Logo após atracarem em Maceió, os turistas foram liberados e levados para conhecer a orla marítima de Maceió. Segundo o turista catarinense Orlando Schetti, que estava acompanhada da esposa e de um casal de filhos, a experiência é uma das melhores que já viu.

“Estar em um navio como esses já é uma emoção indescritível. A gente já viu muita coisa, mas essa costa alagoana é bonita demais. Estava conversando com a esposa que nas próximas férias vamos nos organizar para ficar um mês aqui”, elogiou.

Porém, nem só de elogios vivem os passageiros do cruzeiro europeu. O forte calor, a distância que tiveram de percorrer do navio até a orla, além dos altos preços cobrados pelos taxistas chatearam alguns brasileiros e estrangeiros.

A turista argentina Eneiza Gimel, em claro “portunhol”, criticou. “Quando chegar na praia vai ficar melhor, mas esse caminho é muito longo e temos de fazer andando, porque o “coche” (carro), está caro”, disse se referindo ao táxi.

DINHEIRO EXTRA

O tempo curto que o navio estará em Maceió representará um dinheiro extra para alguns profissionais que trabalham na região. Taxistas e ambulantes faturaram um antecipadamente, tendo em vista o começo do final de semana amanhã.

O taxista Fernando Alves, não confirmou a crítica da turista sobre os altos preços, mas confirmou que dá para ganhar um pouco mais do que o habitual. “O pessoal daqui e alguns de fora, “choram” mais e barganham os preços. Já os turistas pagam mesmo, combinamos logo. Não tem exploração não, mas dá pra ganhar um pouquinho a mais”, disse.