A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, através do Serviço de Saúde Auditiva realiza na próxima sexta-feira (9) o V Seminário de Atenção a Saúde Auditiva. O seminário acontecerá no auditório do Hotel Ouro Branco e terá início às 7h30. O evento é destinado a profissionais e estudantes da área de saúde e afins, este ano abordará como tema principal a prevenção da perda auditiva e a importância do teste da orelhinha em bebês.
Ao falar sobre a importância do evento, a assistente social responsável pelo setor auditivo da Adefal, Lidiane Ferraz destacou a necessidade de campanhas educativas como essa, principalmente para alertar os profissionais para a necessidade de um diagnóstico precoce para com isso garantir melhores resultados ao tratamento do paciente. “Estamos sempre batendo na mesma tecla, a prevenção e o diagnóstico precoce é a melhor forma de se prevenir e combate a surdez”, explicou Lidiane.
Programação:
7:30 - Credenciamento
8:00 - Mesa de Abertura
8:30 - Apresentação dos projetos
das estagiárias de Serviço Social desenvolvidos na Serviço Auditivo da ADEFAL.
9:00 - Cofee Break e apresentação do coral de libras da Adefal.
9:30- Mesa Redonda
Coordenação: Sophia Amaral – Fonoaudióloga
Tema 01 - A importância de ações de atenção básica de saúde para prevenção da perda auditiva - Claudiany Cavalcante - Graduanda em Serviço Social
Tema 02 - A Importância da triagem auditiva neonatal universal - Fernanda Scanoni - Fonoaudióloga
Tema 03 -O diagnóstico da perda auditiva - João Paulo Lins Tenório - Otorrinolaringologista
11:00 - Debate
12:00 - Encerramento