A novela do PSOL, em Maceió, teve mais um capítulo nesta quinta-feira (8). O diretório nacional do partido reconduziu o professor Alexandre Fleming a presidência do PSOL. Fleming foi afastado no mês passado, a pedido do presidente estadual do partido, Mário Agra.
A informação foi confirmada pelo próprio Fleming, que está em Brasilia, onde participou da reunião.Quando foi afastado do cargo, Fleming afirmou que o motivo para pedir seu afastamento foi "divergência política interna".
Ele concorreu as eleições deste anos pelo, onde obteve 20.561 votos. Na semana que foi tirado do cargo, o professor afirmou através das redes sociais, que iria recorrer à Executiva Nacional do PSOL.
Confira a carta feita por Flemig.
Fui afastado da Presidência do PSOL após duas semanas de ataques diretos à minha militância, à campanha que construímos coletivamente nas últimas eleições. Isso sem que houvesse uma única prova contra mim, somente por divergências políticas de pessoas que ficaram "incomodadas" com o crescimento que o partido teve em nível local, como vimos na imprensa alagoana. Não entendo o porquê disso...
Fui afastado da Presidência do PSOL por defender o direito de ampla de defesa dos filiados, o direito ao contraditório, por ser contra à execução sumária de companheiros de partido. Fui afastado, por incrível que pareça, por defender a democracia, por defender que ninguém pode ser considerado culpado sem provas: até que se prove o contrário, todos são inocentes! Será que os anos de condenações arbitrárias da Ditadura Militar não nos ensinaram nada sobre isso?
Fui afastado da Presidência do PSOL por defender aquilo que eu acredito, por defender aquilo que o PSOL defende e garante defender em seu estatuto e programa político. Por isso acredito que haverá Justiça por parte da Direção Nacional e que esta ação equivocada do Diretório Municipal será reformada.
A história é implacável e ela condenará a ação que alguns companheiros de partido, infelizmente, aprovaram contra mim na noite de ontem.
Alexandre Fleming
30 de outubro de 2012