Uma bolsa de TNT, alguns livros e uma norma: o livro vai e vem da escola à casa do aluno e vice e versa. Esse é o segredo do projeto literatura em movimento, desenvolvido pelos professores da Escola José Carneiro, que encontraram nos livros e nos contos uma forma de incentivar o gosto pela leitura. A equipe da biblioteca da Semed prestigiou a culminância do projeto com um musical que envolveu todos os presentes.
Desde março, mais de 300 crianças do 1º ao 9º ano vêm dando uma importância a mais à leitura. Isso é o que garante a professora Maria Gorete Ferreira Barbosa. Segundo ela, a proposta é inserir aos poucos nos alunos o hábito pela leitura e uma das estratégias é envolver a família, já que os livros são levados para serem lidos nos finais de semana.
“Os resultados especialmente na minha séria é surpreendente, melhorou a base alfabética, despertou mais o interesse pelo livro. Como eles levam nos fins de semana, as famílias leem para eles e, ao chegar à escola, eles fazem a ilustração ou contam a parte que mais gostaram para os coleguinhas”, ressalta a professora.
O projeto literatura em movimento também ganha reforço com a contação de história realizada diariamente para as turmas dos primeiros anos, onde são explorado gêneros diversos como fábula, leitura em quadrinho e conto popular. A professora explica que as histórias que mais fascinam as crianças são os contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Pinóquio. “As personagens e as fantasias para o encerramento do projeto foram escolhidas pelos próprios alunos”, diz.
A pequena Ingrid Tawane, de 7 anos, é uma dessas. Ela confessou que ficou encantada com as histórias das princesas e que por isso vestiu-se de Branca de Neve para fazer a sua apresentação. “Eu queria ser uma princesa, já li a história da Cinderela e adorei”, conta ela.