Fortalecendo as iniciativas de educação popular e processos de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Cursinho Popular Mundaú, realizado no bairro da Chã da Jaqueira em Maceió (AL), foi selecionado para integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), iniciativa criada pelo Ministério da Educação (MEC), de apoio aos cursinhos populares no Brasil, com suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública para o ensino superior.

Ao todo 384 cursinhos populares foram selecionados para a Rede, sendo 6 representantes de Alagoas que devem receber o apoio do Governo Federal para organização da equipe de coordenadores, educadores, além de financiamento para atividades técnicas e administrativas.

A Rede prevê ainda a garantia de bolsa de R$ 200 por estudante matriculado e com frequência satisfatória, estimulando a permanência no processo de preparação ao Enem.

“Essa é uma notícia que muito nos alegra. Poder ter esse apoio e integrar uma rede nacional fortalece a nossa iniciativa e posiciona o lugar do Cursinho Popular como um caminho estratégico na luta pela educação pública e de qualidade”, destacou Jislaine Maciel, da coordenação do Cursinho Mundaú.

De acordo com Jislaine, o Cursinho funciona hoje com uma turma com mais de 40 estudantes matriculados no bairro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h. “Estamos até aqui trabalhando com um grupo 100% voluntário, por acreditar na iniciativa e na convocação da construção do Cursinho Popular. Certamente o suporte do MEC vai nos ajudar a profissionalizar e potencializar nosso trabalho coletivo junto aos estudantes e a própria comunidade”.

Iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas, o Cursinho Mundaú oferece aulas gratuitas para jovens e adultos em preparação ao Enem, com todas as disciplinas previstas nas áreas de conhecimento do Exame.

Rede CPOP

A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) foi lançada no dia 10 de março e foi regulamentada pelo Decreto nº 12.410/2025, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em 13 de março. A CPOP apoia cursinhos populares no Brasil, garantindo suporte técnico e financeiro para a preparação de estudantes da rede pública socialmente desfavorecidos que buscam ingressar no ensino superior por meio do Enem. A iniciativa é realizada pelo MEC, por meio da Secadi, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Coordenação de Cooperação Social.  

Os principais objetivos da CPOP são: fortalecer cursinhos populares e comunitários; orientar a estruturação e a implementação de ações de formação nos cursinhos da rede focadas no  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); ampliar a possibilidade de acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda e egressas das escolas públicas, negras, quilombolas, indígenas e com deficiência; contribuir para a retomada do interesse dos jovens brasileiros pelo Enem; e contribuir para a ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.