Os membros do Comitê Integrado de Combate à Seca vão discutir a ampliação dos programas Bolsa Estiagem e Garantia Safra, anunciada na segunda-feira (5) pela presidenta Dilma Rousseff. A reunião será nesta quinta-feira (8), às 9h, no Salão de Despachos do Palácio Marechal Floriano Peixoto. O encontro também vai tratar sobre o abastecimento de água pela operação carro-pipa, a recuperação de poços e barragens, a aquisição de milho para alimentação animal e o crédito rural.
Na ocasião, haverá a apresentação de um plano de trabalho das ações emergenciais e da aplicação de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
Em Alagoas, a prorrogação do Bolsa Estiagem beneficia 24 mil agricultores dos 36 municípios em situação de emergência por conta da estiagem. Ao todo, as duas parcelas extras anunciadas pela presidenta representam R$ 3,84 milhões para o Estado, repassados diretamente aos agricultores, que recebem o benefício nas Casas Lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal com o cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
As duas parcelas extras do Garantia Safra significam mais de R$ 5,6 milhões para os produtores alagoanos que já estão inscritos no programa. “É uma renda necessária aos produtores, que estão enfrentando dificuldades para produzir. Como esse recurso vai diretamente para os agricultores, acaba sendo um investimento também na economia do município”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Segundo ele, o Governo do Estado já iniciou o repasse de 6 mil toneladas de bagaço de cana aos agricultores, usado na alimentação animal para garantir a produção de leite. “Também estamos trabalhando para aumentar o preço do leite pago aos fornecedores do Programa do Leite. Sabemos que essa ação vai dar ainda mais condições para manutenção da atividade”, frisou Marinho.